10 de abr 2025
Conmebol investiga gesto racista de torcedor do Palmeiras em jogo contra Cerro Porteño
Conmebol investiga gesto racista de torcedor do Palmeiras em jogo contra o Cerro Porteño. Clube promete punições e reforça combate ao preconceito.
O Palmeiras promete trabalhar para identificar o torcedor (Foto: Reprodução)
Ouvir a notícia:
Conmebol investiga gesto racista de torcedor do Palmeiras em jogo contra Cerro Porteño
Ouvir a notícia
Conmebol investiga gesto racista de torcedor do Palmeiras em jogo contra Cerro Porteño - Conmebol investiga gesto racista de torcedor do Palmeiras em jogo contra Cerro Porteño
A Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) instaurou um procedimento disciplinar após um torcedor do Palmeiras realizar um gesto considerado racista durante a partida contra o Cerro Porteño, na última quarta-feira, em São Paulo. O ato, que foi amplamente compartilhado nas redes sociais, envolveu um torcedor imitando um macaco, enquanto outros torcedores do Palmeiras proferiam ofensas aos visitantes.
O Palmeiras já iniciou a identificação do torcedor por meio de imagens capturadas pelo sistema de biometria facial e câmeras de vigilância do Allianz Parque. Assim que a identificação for concluída, o clube planeja bloquear o acesso do indivíduo à compra de ingressos e, se for sócio-torcedor, excluí-lo do programa Avanti. Além disso, o clube registrará um boletim de ocorrência para que o caso seja totalmente apurado.
Esse incidente ocorre pouco mais de um mês após um episódio semelhante, onde o atacante Luighi, do Palmeiras, foi alvo de injúrias raciais durante uma partida da Copa Libertadores sub-20 no Paraguai. A presidente do Palmeiras, Leila Pereira, criticou a punição imposta ao Cerro Porteño, que incluiu jogos sem torcida e uma multa de US$ 50 mil, e sugeriu que o Brasil deixasse a Conmebol.
Alejandro Domínguez, presidente da Conmebol, reconheceu a gravidade do racismo no futebol sul-americano e anunciou a criação de uma força-tarefa para combater essa questão, liderada pelo ex-jogador Ronaldo. Em um congresso recente, Domínguez destacou a necessidade de enfrentar os desafios que a discriminação e a violência representam para o esporte.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.