20 de mai 2025
Rivais próximos: clubes de futebol compartilham espaços e intensificam rivalidades
Rivalidades acirradas marcam clubes com CTs e estádios próximos, como Palmeiras e São Paulo, que reforçam segurança contra espionagens.
CT do São Paulo na Barra Funda fica "colado" ao do Palmeiras. (Foto: Divulgação/São Paulo)
Ouvir a notícia:
Rivais próximos: clubes de futebol compartilham espaços e intensificam rivalidades
Ouvir a notícia
Rivais próximos: clubes de futebol compartilham espaços e intensificam rivalidades - Rivais próximos: clubes de futebol compartilham espaços e intensificam rivalidades
Alguns clubes de futebol, tanto no Brasil quanto no exterior, vivem uma situação peculiar devido à proximidade de seus centros de treinamento e estádios. Rivalidades intensas como a de São Paulo e Palmeiras são exemplos claros, com os CTs separados apenas por um muro no bairro da Barra Funda, em São Paulo.
Recentemente, o Palmeiras reformou seu CT para aumentar a privacidade e evitar espionagens. Em 2016, o clube elevou os muros que separam seu espaço do São Paulo, após episódios em que profissionais de ambos os times foram flagrados observando os treinos adversários. Essa reforma também dificultou a ação da imprensa, que frequentemente tentava registrar os treinos.
Rivalidades Brasileiras
No Brasil, a situação de "inimigos íntimos" se repete em outras cidades. Em Campinas, os estádios do Guarani e da Ponte Preta estão a apenas 750 metros de distância. Em Belém, o Paysandu e o Remo têm suas casas na mesma avenida, mas costumam jogar no Estádio Mangueirão.
Rivalidades Internacionais
No cenário internacional, a proximidade entre rivais é igualmente notável. Na Argentina, os estádios do Independiente e do Racing estão separados por apenas 350 metros. Em Liverpool, o Anfield Road, do Liverpool FC, fica a 1.100 metros do Goodison Park, do Everton. Na Sérvia, os estádios de Partizan e Estrela Vermelha estão a cerca de 700 metros um do outro.
A rivalidade na capital francesa também se intensifica com a ascensão do Paris FC à elite do futebol. Os estádios do Paris Saint-Germain e do Paris FC são vizinhos, separados apenas pela rue Claude Farrère. Essa proximidade promete reacender a rivalidade entre as equipes, que já é histórica.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.