20 de mai 2025
Valencia CF pede retratação à Netflix por representação de torcedores em documentário
Valencia CF exige retratação da Netflix por representação de torcedores no documentário "Baila, Vini" e ameaça ações legais.
Vinicius Junior tenta mostrar a jogadores do Valencia que foi ofendido, em partida de 2023, e aponta para torcedores do clube (Foto: Pablo Morano - 21.mai.23/Reuters)
Ouvir a notícia:
Valencia CF pede retratação à Netflix por representação de torcedores em documentário
Ouvir a notícia
Valencia CF pede retratação à Netflix por representação de torcedores em documentário - Valencia CF pede retratação à Netflix por representação de torcedores em documentário
O Valencia CF manifestou sua insatisfação com o documentário "Baila, Vini", lançado pela Netflix na semana passada. O clube pediu uma retratação à plataforma, alegando que a representação dos torcedores não reflete a realidade dos eventos ocorridos no Estádio Mestalla, onde o jogador Vinícius Júnior sofreu ofensas racistas.
Em nota oficial, o Valencia afirmou que a produção contém "injustiças e falsidades" sobre sua torcida. O clube ameaçou tomar medidas legais caso a Netflix não faça a correção. O documentário aborda a carreira de Vinícius Júnior e inclui trechos sobre os episódios de racismo que ele enfrentou, especialmente durante uma partida em maio de 2023.
O Valencia contesta a interpretação dos gritos da torcida, que foram legendados como "mono" (macaco, em espanhol), afirmando que os torcedores gritavam "tonto" (bobo). O clube reiterou que a verdade e o respeito por seus torcedores devem prevalecer.
Vinícius Júnior, que tem sido alvo de ataques racistas em sua carreira, expressou que a luta contra a discriminação impactou sua disputa pela Bola de Ouro de 2024. Recentemente, cinco torcedores do Real Valladolid foram condenados a um ano de prisão por ofensas racistas contra o jogador.
O documentário, que também inclui depoimentos de jornalistas, gerou repercussão mundial e quase resultou em uma crise diplomática entre Brasil e Espanha. O Valencia já havia barrado a entrada da equipe da Netflix em uma partida, o que foi celebrado por sua torcida. A Netflix ainda não se pronunciou sobre o pedido de retratação.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.