Esportes

Álvaro Folgueiras brilha na NCAA e é eleito Jogador do Ano da Horizon League

Álvaro Folgueiras, de Málaga, se destacou como ala pívot na NCAA. Ele foi nomeado Jogador do Ano da Horizon League, um feito inédito. Folgueiras teve médias impressionantes: 14,3 pontos e 9,3 rebotes por jogo. Treinador Andrew Toole elogia sua habilidade tanto de passar quanto de anotar. O jogador se destacou na DME Academy, com infraestrutura de alto nível para treinamento.

Álvaro Folgueiras, com os Colonials na NCAA. (Foto: Mitchell Layton/Getty Images)

Álvaro Folgueiras, com os Colonials na NCAA. (Foto: Mitchell Layton/Getty Images)

Ouvir a notícia

Álvaro Folgueiras brilha na NCAA e é eleito Jogador do Ano da Horizon League - Álvaro Folgueiras brilha na NCAA e é eleito Jogador do Ano da Horizon League

0:000:00

Álvaro Folgueiras, de dezenove anos e natural de Málaga, decidiu seguir sua carreira no basquete nos Estados Unidos. Após comunicar ao Unicaja sua saída, ele se mudou para a Flórida para concluir o ensino médio e, em seguida, ingressar na NCAA. Atualmente, como ala-pivô da Universidade Robert Morris, foi eleito Jogador do Ano da Horizon League, uma das 32 conferências da Divisão I da NCAA. Folgueiras apresenta médias de 14,3 pontos, 9,3 rebotes e 3,0 assistências por partida, destacando-se por sua eficiência em quadra.

Seu treinador, Andrew Toole, elogia suas habilidades, afirmando que “Álvaro é um monstruoso em pista”, capaz de decidir entre arremessar ou passar com precisão. Desde pequeno, Folgueiras mostrou talento e competitividade, sendo recrutado pelo CB El Palo. Juanma Rodríguez, diretor esportivo do Unicaja, recorda que ele se destacava por seu instinto e liderança, enquanto Chiqui Gil, que o treinou, ressalta sua paixão pelo basquete e capacidade de ouvir e aprender.

Após um ano na DME Academy, onde teve acesso a instalações de alto nível, Folgueiras se juntou à Universidade Robert Morris. Seu primeiro ano foi discreto, mas nesta temporada ele se destacou, contribuindo para a seleção sub-17 da Espanha, que foi vice-campeã mundial. Com doze dobles-dobles e figurando entre os melhores reboteadores da NCAA, ele se tornou o primeiro jogador da história dos Colonials a receber o título de Jogador do Ano na Horizon League e a ser incluído no All-League First Team.

Além de suas conquistas individuais, Folgueiras ocupa a 14ª posição entre os melhores reboteadores da NCAA, com 289 rebotes, e é o 12º em rebotes defensivos, com média de 7,0 por partida. Sua trajetória reflete não apenas seu talento, mas também a dedicação e o esforço que o levaram a se destacar em um ambiente competitivo como o do basquete universitário americano.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela