15 de fev 2025
João Fonseca faz história e conquista vaga na final do ATP 250 de Buenos Aires aos 18 anos
João Fonseca, de 18 anos, chega à final do ATP 250 de Buenos Aires. Ele se torna o brasileiro mais jovem a disputar uma final de ATP. Com a vitória, Fonseca se torna o novo número 1 do Brasil no ranking. A partida contra Laslo Djere durou 2h34 e foi decidida em três sets. Se vencer a final, ele pode entrar no top 70 do ranking mundial.
Foto: Reprodução
Ouvir a notícia:
João Fonseca faz história e conquista vaga na final do ATP 250 de Buenos Aires aos 18 anos
Ouvir a notícia
João Fonseca faz história e conquista vaga na final do ATP 250 de Buenos Aires aos 18 anos - João Fonseca faz história e conquista vaga na final do ATP 250 de Buenos Aires aos 18 anos
João Fonseca, tenista carioca de apenas 18 anos, conquistou sua quarta vitória consecutiva no ATP 250 de Buenos Aires, garantindo sua primeira final na elite do circuito. Neste sábado, ele derrotou o sérvio Laslo Djere, ex-top 30, em uma partida que durou 2h34, com parciais de 7/6 (7-3), 5/7 e 6/1. Com essa vitória, Fonseca se torna o brasileiro mais jovem a alcançar uma final de ATP, superando a marca de outros 15 jogadores do país que já disputaram decisões em torneios de alto nível.
Durante sua trajetória no torneio, Fonseca venceu três argentinos, começando com Tomas Etcheverry em sets diretos e, posteriormente, superando Federico Coria e Mariano Navone, este último após salvar dois match-points. Na final, marcada para domingo às 16h (de Brasília), ele enfrentará o vencedor do duelo entre o argentino Francisco Cerúndolo e o espanhol Pedro Martinez, ambos adversários inéditos para o jovem tenista.
Além de garantir a vaga na final, Fonseca se tornará o novo número 1 do Brasil no ranking da ATP, subindo do 99º para o 73º lugar, caso mantenha a posição atual. Se vencer o torneio, ele entrará no top 70. O último brasileiro a conquistar um título da ATP foi Thiago Wild, em 2020.
A partida deste sábado foi marcada por condições favoráveis ao estilo agressivo de Fonseca, que não enfrentou os longos ralis de dias anteriores. O primeiro set foi equilibrado, sem quebras, mas o brasileiro se destacou com 22 winners contra 11 de Djere. No segundo set, após uma quebra, Fonseca teve a chance de fechar, mas Djere reagiu e virou a parcial. No terceiro set, após um tempo médico, Fonseca voltou renovado, dominando a partida e finalizando com 46 winners e apenas 31 erros não-forçados.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.