Djokovic serve durante um partido recente em Indian Wells. (Foto: Jayne Kamin-Oncea (IMAGN IMAGES via Reuters Connect))

Djokovic serve durante um partido recente em Indian Wells. (Foto: Jayne Kamin-Oncea (IMAGN IMAGES via Reuters Connect))

Ouvir a notícia

Djokovic opta por não assinar demanda da PTPA e pede que outros jogadores se manifestem - Djokovic opta por não assinar demanda da PTPA e pede que outros jogadores se manifestem

0:000:00

Desde o anúncio da demanda coletiva da Associação de Jogadores Profissionais de Tênis (PTPA) contra os principais órgãos do esporte, Novak Djokovic não se manifestou publicamente. O tenista, que foi um dos fundadores da PTPA em 2020, optou por não assinar a carta que denuncia um sistema "monopolístico, corrupto, ilegal e abusivo". Ele afirmou que deseja que outros jogadores se posicionem e que, embora faça parte do comitê executivo, não possui poder decisório.

A carta, que foi apresentada a autoridades dos Estados Unidos, Reino Unido e União Europeia, conta com a assinatura de jogadores como Nick Kyrgios e Anastasia Rodionova. Eles reivindicam uma maior fatia dos lucros gerados pelo tênis, que atualmente representa apenas 17% dos rendimentos, em comparação com outros esportes, como futebol e basquete, que variam entre 35% e 50%. Djokovic reconheceu que algumas expressões usadas na carta foram "muito fortes", mas defendeu a importância da mensagem.

O tenista, que se prepara para competir no Masters de Miami, destacou que o tênis é o terceiro esporte mais popular do mundo, com 1,6 milhão de espectadores, mas ocupa apenas a nona posição em termos de distribuição de prêmios. Ele enfatizou que, apesar de algumas melhorias ao longo de sua carreira, ainda há mudanças fundamentais a serem feitas para garantir que mais jogadores possam viver do esporte.

Outros atletas, como Carlos Alcaraz e Coco Gauff, expressaram desconhecimento sobre a demanda, enquanto Aryna Sabalenka apoiou a reivindicação por um maior percentual de prêmios. Gauff mencionou que, apesar de estar bem remunerada, a comparação com outros esportes revela uma disparidade que precisa ser abordada. A PTPA, com um suporte financeiro de 26 milhões de dólares, continua a pressionar por mudanças significativas no cenário do tênis.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela