- Hugo Calderano, terceiro colocado no ranking mundial de tênis de mesa, não participará do WTT Grand Smash em Las Vegas, que começa nesta quinta-feira, 3.
- O atleta foi impedido de entrar nos Estados Unidos devido a uma inelegibilidade relacionada à sua viagem a Cuba em 2023.
- Calderano, que possui cidadania portuguesa, normalmente poderia usar o Sistema Eletrônico para Autorização de Viagem (ESTA) para entrar nos EUA, mas sua visita a Cuba o tornou inelegível.
- Ele tentou obter um visto emergencial com o apoio da Associação de Tênis de Mesa dos Estados Unidos e do Comitê Olímpico e Paralímpico dos Estados Unidos, mas não conseguiu uma consulta consular a tempo.
- A ausência de Calderano representa uma perda significativa para o torneio e para o Brasil, que espera medalhas em competições internacionais.
Hugo Calderano, terceiro colocado no ranking mundial de tênis de mesa, não participará do WTT Grand Smash em Las Vegas, que começa nesta quinta-feira, 3. O atleta foi barrado de entrar nos Estados Unidos devido a um impedimento relacionado à sua viagem a Cuba em 2023.
Calderano, que possui cidadania portuguesa, normalmente poderia entrar nos EUA utilizando o Sistema Eletrônico para Autorização de Viagem (ESTA). No entanto, sua visita a Cuba, onde competiu no Campeonato Pan-Americano, o tornou inelegível para essa isenção de visto. Ao buscar informações, o atleta foi informado de que não poderia utilizar o ESTA devido à sua viagem.
Após ser notificado sobre a situação, Hugo tentou obter um visto emergencial com o apoio da Associação de Tênis de Mesa dos Estados Unidos e do Comitê Olímpico e Paralímpico dos Estados Unidos. Embora tenha conseguido agendar uma entrevista, não havia disponibilidade para uma consulta consular a tempo do início da competição.
É frustrante ficar fora de uma das mais importantes competições da temporada por questões que fogem do meu controle, lamentou Calderano. O atleta, que vive um momento positivo na carreira, conquistou recentemente a Copa do Mundo e a medalha de prata no Mundial, além de ter vencido o WTT Star Contender Ljubljana.
A ausência de Calderano no Grand Smash representa uma perda significativa para o torneio e para o Brasil, que vê no atleta uma esperança de medalhas em competições internacionais. A situação levanta questões sobre as implicações das políticas de imigração e os desafios enfrentados por atletas em suas carreiras.