01 de jul 2025

Dia Mundial da Arquitetura: o papel na construção de espaços mais eficientes e preparados para o futuro
Como projetos sustentáveis estão transformando cidades no mundo

Foto: Reprodução / Creative Commons
Ouvir a notícia:
Dia Mundial da Arquitetura: o papel na construção de espaços mais eficientes e preparados para o futuro
Ouvir a notícia
Dia Mundial da Arquitetura: o papel na construção de espaços mais eficientes e preparados para o futuro - Dia Mundial da Arquitetura: o papel na construção de espaços mais eficientes e preparados para o futuro
A preocupação com a sustentabilidade e a preservação de um ambiente saudável, eficiente e justo cresce a cada ano. Nesse cenário, a arquitetura desempenha um papel fundamental, já que seu impacto no equilíbrio ambiental é significativo. Diante desse contexto, projetos sustentáveis vêm transformando cidades ao enfrentar, de forma integrada, desafios ambientais, sociais e econômicos, com atuação em diversas frentes.
Eficiência Energética
Ventilação, iluminação natural, isolamento térmico e uso de fontes renováveis para reduzir o consumo de eletricidade e, consequentemente, as emissões de carbono, são algumas das estratégias dos projetos de eficiência energética. Munique, por exemplo, tem como meta suprir 100% da sua demanda de energia elétrica com fontes renováveis.
Otimização do Uso da Água
A otimização do uso da água é cada vez mais crucial, especialmente em regiões com escassez hídrica. Projetos sustentáveis incorporam sistemas inovadores para gerenciar esse recurso vital. Isso inclui a captação e reuso de água da chuva, o tratamento de águas cinzas (aquelas de média pureza, como as do chuveiro e pia), e o desenvolvimento de paisagismo com plantas de baixo consumo hídrico. Singapura, uma cidade-estado com recursos hídricos limitados, é um exemplo de sucesso nesse quesito. O país investe pesado em tecnologias avançadas de tratamento e reuso de água, transformando esgoto em água potável (programa NEWater) e incentivando o uso eficiente em edifícios e áreas verdes.
Infraestruturas verdes
É uma estratégia que vai além da estética, trazendo benefícios ambientais perceptíveis. Telhados verdes, jardins verticais e praças urbanas não só melhoram a aparência das cidades, mas também contribuem significativamente para a qualidade do ar, a redução do efeito "ilha de calor" (especialmente em áreas urbanas densas) e o aumento da biodiversidade. Curitiba, aqui no Brasil, é amplamente reconhecida por seu planejamento urbano inovador, que desde décadas atrás priorizou grandes áreas verdes e parques, como o Parque Barigui e o Jardim Botânico. Essa abordagem contribuiu para criar uma cidade mais agradável, com melhor qualidade de vida e um clima mais ameno.
Ademais, a utilização de materiais ecológicos e recicláveis na construção reforça a sustentabilidade dessas infraestruturas, reduzindo resíduos e o impacto ambiental ao longo do ciclo de vida dos edifícios.
A arquitetura sustentável vai muito além do princípio visual, ela é uma necessidade para o futuro das cidades. O próximo passo é uma adoção ampla dessas transformações, para tornar espaços mais eficientes, sustentáveis e adequados ao que o nosso planeta exige.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.