20 de mai 2025
Conexão ferroviária entre Alicante, Murcia e Granada gera descontentamento histórico
Conexão ferroviária entre Alicante, Murcia e Andaluzia oriental foi reativada como via verde, mas ainda enfrenta trechos impraticáveis.
Pedalando por um dos viadutos da via verde FC Guadix-Almendricos (Foto: Paco Nadal)
Ouvir a notícia:
Conexão ferroviária entre Alicante, Murcia e Granada gera descontentamento histórico
Ouvir a notícia
Conexão ferroviária entre Alicante, Murcia e Granada gera descontentamento histórico - Conexão ferroviária entre Alicante, Murcia e Granada gera descontentamento histórico
A conexão ferroviária entre as províncias de Alicante, Murcia e Andaluzia oriental foi encerrada em 1985, gerando insatisfação entre os moradores. Para viajar entre essas regiões, é necessário um desvio de 600 quilômetros, passando por Alcázar de San Juan. A antiga linha do ferrocarril Guadix-Almendricos, que facilitava o transporte de passageiros e mercadorias, foi desativada devido a prejuízos financeiros.
Atualmente, a plataforma do antigo ferrocarril foi transformada em uma via verde de quase 150 quilômetros, permitindo a prática de ciclismo entre Granada e Almería. Apesar disso, partes da rota ainda são impraticáveis e a sinalização apresenta confusões. A via verde é recomendada para percursos de oeste a leste, devido ao desnível de 1.200 metros em descida.
A via verde começa na estação de Baúl, em Baza, e atravessa paisagens de almendros e cereais. O percurso inclui um túnel iluminado e a cidade de Baza, onde é possível desviar para visitar pontos turísticos. A sinalização é adequada, mas a infraestrutura apresenta desafios, como cruzamentos perigosos e um longo ponte em estado precário.
Desafios da Rota
Após Baza, a via verde muda de nome e qualidade, passando a ser chamada de Camino Natural de la Vía Verde del Hierro. Em Almería, a manutenção é melhor, com trechos asfaltados. Não há opções de alimentação ao longo do percurso, mas é possível desviar para a antiga estação de Hijate.
A rota termina em Arboleas, onde há acomodações. O trecho entre Arboleas e Huércal-Overa é impraticável, mas pode ser contornado por caminhos alternativos. A via verde retoma em Huércal-Overa, seguindo até Almendricos, onde a infraestrutura ferroviária foi substituída por um traçado urbano planejado. Almendricos, uma pedania de Murcia, é conhecida por suas ruas retas e oferece opções de alimentação, mas não de hospedagem.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.