Em Alta NotíciasConflitoseconomiaFutebolrelações internacionais

Converse com o Telinha

Telinha
Oi! Posso responder perguntas apenas com base nesta matéria. O que você quer saber?
Entrar

Republicanos da Câmara criticam Witkoff por gestão das negociações Rússia-Ucrânia

Oposição republicana se intensifica às negociações Rússia-Ucrânia, após vazamento de Witkoff; deputados prometem acionar sanções via discharge petition

Telinha
Por Revisado por Time de Jornalismo Portal Tela
Russian President Vladimir Putin and U.S. special envoy Steve Witkoff face each other smiling and shake hands in the foreground while a man stands in the background, gripping the back of a chair in a large formal room.
0:00 0:00
  • Oposição republicana à condução das negociações Rússia-Ucrânia pelo governo Trump cresce, com críticas a Witkoff e à falta de processo interagencial unificado.
  • Vazamento de transcrição de 14/out entre Witkoff e Ushakov aponta para um plano de paz de 20 pontos e concessões territoriais, incluindo possível troca de terras com Donetsk.
  • Deputados republicanos prometem ação rápida na volta do Congresso por meio de uma discharge petition para impor novas sanções à Rússia.
  • Don Bacon e Brian Fitzpatrick criticam a gestão e defendem participação conjunta de Marco Rubio e John Ratcliffe em todas as fases das negociações com a Rússia.
  • Parlamentares associam a crise a mudanças no Conselho de Segurança Nacional que teriam reduzido a coordenação interagencial, alimentando críticas bipartidárias.

Oposição republicana cresce à condução das negociações Rússia-Ucrânia no governo Trump, com críticas a Witkoff e à falta de um processo interagência coeso. A divulgação de conteúdos da negociação aumenta a pressão sobre a gestão.

Bloomberg publicou nesta semana uma transcrição vazada de 14 de out, entre Witkoff e Yuri Ushakov, assessor de política externa de Putin. O teor sugere um plano de paz de 20 pontos e concessões territoriais ao lado russo.

No diálogo, Witkoff sinalizou apoio a mudanças para fechar acordo, incluindo possíveis concessões a Donetsk. A conversa também indica orientação de como Putin apresentaria a ideia ao presidente Trump.

Deputados republicanos reagiram com críticas fortes. Don Bacon pediu a demissão de Witkoff, acusando favor à Rússia, enquanto Brian Fitzpatrick pediu mudança de rota para evitar encontros sigilosos.

Em termos de desdobramentos, espera-se rápida mobilização de assinaturas para uma discharge petition na Câmara na volta do feriado de Ação de Graças, visando impor novas sanções à Rússia.

Organizações como Courage Action organizaram uma chamada com a imprensa para discutir o impacto político do vazamento e a necessidade de uma posição mais unificada do Congresso.

Os parlamentares destacam falhas de coordenação, citando cortes no Conselho de Segurança Nacional e a participação de Rubio e Ratcliffe para ampliar a interlocução com a Ucrânia e Moscou.

Comentários 0

Entre na conversa da comunidade
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela; a responsabilidade é do autor da mensagem. Conecte-se para comentar

Veja Mais