21 de jan 2025
Incêndio em hotel de esqui na Turquia deixa 66 mortos e investigações em andamento
Incêndio no Grand Kartal Hotel deixou pelo menos 66 mortos e 51 feridos. Nove pessoas, incluindo o proprietário, foram detidas pela tragédia. Fogo começou no restaurante do hotel, sem alarmes de incêndio funcionando. Críticas aumentam sobre a segurança do hotel, que tinha revestimento de madeira. Presidente Erdogan declarou luto nacional, destacando a gravidade do incidente.
Incêndio no quarto andar do hotel de 12 andares no resort de esqui Kartalkaya, em Bolu, na Turquia. (Foto: Demiroren News Agency/AFP)
Ouvir a notícia:
Incêndio em hotel de esqui na Turquia deixa 66 mortos e investigações em andamento
Ouvir a notícia
Incêndio em hotel de esqui na Turquia deixa 66 mortos e investigações em andamento - Incêndio em hotel de esqui na Turquia deixa 66 mortos e investigações em andamento
Um incêndio devastador no Grand Kartal Hotel, localizado na estação de esqui Kartalkaya, no noroeste da Turquia, resultou na morte de pelo menos 66 pessoas e deixou 51 feridas nesta terça-feira, 21. O fogo começou por volta das 3h30 no horário local, no restaurante do hotel de 12 andares, que estava com 238 hóspedes devido ao período de férias escolares. O ministro do Interior, Ali Yerlikaya, confirmou que duas vítimas morreram após pularem do prédio em pânico, enquanto outras tentaram escapar usando lençóis.
As operações de resgate mobilizaram 30 caminhões de bombeiros e 28 ambulâncias, mas o combate ao incêndio foi dificultado pela fumaça densa e pela estrutura do hotel, que possui revestimento de madeira. Testemunhas relataram que o sistema de alarme de incêndio não funcionou, e muitos hóspedes acordaram com o cheiro de fumaça e gritos. O governador de Bolu, Abdulaziz Aydin, afirmou que o incêndio se espalhou rapidamente, e imagens mostram o hotel em chamas, com janelas quebradas e a recepção carbonizada.
O governo turco iniciou uma investigação, nomeando seis promotores para apurar as causas do incêndio. O hotel expressou pesar pelas perdas e prometeu total cooperação com as autoridades. O presidente Tayyip Erdogan declarou um dia de luto nacional em memória das vítimas. Enquanto isso, uma explosão de gás em um hotel em outra estação de esqui na Turquia feriu quatro pessoas, destacando a preocupação com a segurança em estabelecimentos turísticos durante a alta temporada de inverno.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.