26 de jan 2025
Coreia do Sul divulga relatório preliminar sobre queda de avião que matou 179 pessoas
Acidente com Boeing 737 da Jeju Air em 29 de dezembro matou 179 pessoas. Relatório preliminar aponta colisão com pássaros como possível causa do desastre. Ambos os motores apresentaram restos de aves; caixa preta parou antes do impacto. Investigação envolve autoridades da Coreia do Sul, EUA, França e Tailândia. Estrutura de navegação no aeroporto de Muan pode ter contribuído para a tragédia.
Foto: Reprodução
Ouvir a notícia:
Coreia do Sul divulga relatório preliminar sobre queda de avião que matou 179 pessoas
Ouvir a notícia
Coreia do Sul divulga relatório preliminar sobre queda de avião que matou 179 pessoas - Coreia do Sul divulga relatório preliminar sobre queda de avião que matou 179 pessoas
As autoridades da Coreia do Sul devem divulgar amanhã um relatório preliminar sobre a queda do avião da Jeju Air, que resultou na morte de 179 pessoas em 29 de dezembro. A investigação foca na colisão com pássaros e seu impacto no acidente. Às 8h59, o piloto relatou a colisão e declarou emergência, utilizando o termo "Mayday". O Boeing 737-800, que vinha de Bangkok, aterrissou sem o trem de pouso, deslizou e colidiu com uma barreira de concreto, causando uma explosão.
O relatório preliminar, enviado à Organização da Aviação Civil Internacional (ICAO) e a autoridades dos Estados Unidos, França e Tailândia, analisa o papel do "bird strike" e a estrutura de orientação de pouso do localizador. Especialistas indicam que a construção, feita de concreto armado, pode ter contribuído para o desastre. A aeronave, que transportava 181 pessoas, teve apenas duas sobreviventes, ambas comissários de bordo.
Os investigadores encontraram restos de aves nos motores, confirmando a presença de penas e manchas de sangue. O relatório destaca que a caixa preta parou de gravar quatro minutos e sete segundos antes do impacto, quando a aeronave estava a 152 metros de altitude e voava a 298 km/h. A análise dos dados de voo e do tráfego aéreo, bem como a investigação do localizador, estão entre os próximos passos.
As autoridades sul-coreanas já compartilharam algumas descobertas com as famílias das vítimas, incluindo a comunicação dos pilotos sobre um bando de pássaros avistado durante a aproximação. O relatório preliminar não esclarece o motivo da falha simultânea dos gravadores, mas a investigação continua em busca de respostas sobre os eventos que levaram ao acidente.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.