Notícias

Incêndio em avião da Air Busan pode ter sido causado por power bank, dizem investigadores

Incêndio em avião da Air Busan em janeiro deixou três passageiros feridos levemente. Investigação aponta que falha na isolação de power bank pode ter causado o fogo. Nova regra exige que passageiros transportem baterias portáteis pessoalmente. Companhias aéreas, como China Airlines e Thai Airways, adotam proibições semelhantes. Proibição de baterias de lítio em bagagens de porão é vigente desde 2016.

Resultados preliminares da investigação indicam que um power bank com defeito pode ter iniciado um incêndio no compartimento de bagagens do avião. (Foto: Reuters)

Resultados preliminares da investigação indicam que um power bank com defeito pode ter iniciado um incêndio no compartimento de bagagens do avião. (Foto: Reuters)

Ouvir a notícia

Incêndio em avião da Air Busan pode ter sido causado por power bank, dizem investigadores - Incêndio em avião da Air Busan pode ter sido causado por power bank, dizem investigadores

0:000:00

Um incêndio que destruiu um avião da Air Busan em 28 de janeiro, no Aeroporto Internacional de Gimhae, na Coreia do Sul, pode ter sido causado por um power bank. O incidente resultou em ferimentos leves em três pessoas a bordo. O ministério dos Transportes da Coreia do Sul informou que a investigação preliminar sugere que a isolação da bateria do power bank pode ter se deteriorado, levando ao fogo. O dispositivo foi encontrado no compartimento de bagagens de mão, onde o incêndio teve início, e apresentava marcas de queimadura.

Os investigadores ainda não determinaram a causa da falha na bateria. Vale destacar que os resultados apresentados são apenas preliminares e não constituem um relatório final sobre o acidente envolvendo o Airbus A321ceo. Desde 2016, a Organização Internacional da Aviação Civil proíbe o transporte de baterias de íon de lítio nas áreas de carga de aviões de passageiros, devido ao risco de superaquecimento e incêndio.

Após o incidente, a Air Busan reforçou suas regras, proibindo o transporte de power banks na bagagem de mão, em resposta ao aumento de casos de superaquecimento desses dispositivos. Companhias aéreas como China Airlines e Thai Airways também estão implementando restrições semelhantes, enquanto a Singapore Airlines e sua unidade de baixo custo, Scoot, proibirão o uso e o carregamento de power banks a partir de 1º de abril.

Em 28 de fevereiro, o governo sul-coreano anunciou que os passageiros devem transportar baterias portáteis e carregadores em suas bagagens de mão, em vez de armazená-los nos compartimentos superiores, como medida de segurança adicional.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela