Notícias

Círculo de Fogo do Pacífico: a região mais atingida por terremotos no mundo

Terremoto de magnitude 7,7 em Mianmar e Tailândia deixa 28 mortos e 300 feridos, com tremores subsequentes aumentando a tensão na região.

Foto:Reprodução

Foto:Reprodução

Ouvir a notícia

Círculo de Fogo do Pacífico: a região mais atingida por terremotos no mundo - Círculo de Fogo do Pacífico: a região mais atingida por terremotos no mundo

0:000:00

Um forte terremoto atingiu hoje Mianmar e Tailândia, resultando em pelo menos 28 mortos e cerca de 300 feridos em Mandalai, uma das principais cidades de Mianmar. O tremor, com magnitude de 7,7 na escala Richter, teve seu epicentro a 16 km a oeste de Mandalai. Após o primeiro abalo, um segundo tremor de 6,4 foi registrado pelo Serviço Geológico dos EUA, seguido por outros cinco tremores menores, todos em torno de magnitude 4.

A movimentação das placas tectônicas ocorreu a uma profundidade de cerca de 10 km, o que explica a intensidade do tremor. Mianmar e Tailândia estão localizadas no Círculo de Fogo do Pacífico, uma área com alta atividade sísmica, responsável por cerca de 90% dos terremotos globais. Cientistas estimam que essa região existe há pelo menos 35 mil anos, sendo formada por interações entre pelo menos 10 placas tectônicas.

Os terremotos são frequentes nessa área devido à pressão gerada pelo encontro das placas, que pode resultar em erupções vulcânicas e tsunamis. O Círculo de Fogo abriga entre 750 e 915 vulcões, e três dos quatro vulcões mais ativos do mundo estão localizados nessa região. Em média, sismógrafos detectam algum tipo de abalo a cada cinco minutos, embora a maioria não seja tão intensa quanto o ocorrido hoje.

Historicamente, o pior terremoto registrado no Círculo de Fogo ocorreu no Chile em 22 de maio de 1960, com magnitude de 9,5. Outros eventos significativos incluem o terremoto no Alasca em 1962, com 9,2, e o tremor em Sumatra em 2004, que provocou um tsunami devastador. A maioria dos terremotos mais poderosos da história está associada ao Círculo de Fogo, evidenciando a necessidade de monitoramento e preparação para desastres nessa região.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela