Pessoal de emergências trabalha junto ao edifício em construção derrubado após o terremoto em Bangkok, nesta sexta-feira. (Foto: Sakchai Lalit)

Pessoal de emergências trabalha junto ao edifício em construção derrubado após o terremoto em Bangkok, nesta sexta-feira. (Foto: Sakchai Lalit)

Ouvir a notícia

Terremoto de magnitude 7,7 atinge Myanmar e provoca pânico em Tailandia e China - Terremoto de magnitude 7,7 atinge Myanmar e provoca pânico em Tailandia e China

0:000:00

Um forte terremoto de magnitude 7,7, com profundidade de 10 quilômetros, atingiu o sudeste asiático na tarde de sexta-feira, conforme relatado pelo Serviço Geológico dos Estados Unidos. O epicentro foi localizado no noroeste de Myanmar, causando pânico em Yangón, a maior cidade do país, e em Bangkok, a capital da Tailândia, situada a cerca de 1.000 quilômetros ao sul. O tremor foi seguido por uma intensa réplica e também foi sentido na província de Yunnan, na China.

A junta militar que controla Myanmar declarou estado de emergência em várias regiões, incluindo Mandalay e a capital Naipyidó. Até o momento, foram registradas seis mortes relacionadas ao terremoto, sendo cinco em território birmanês e uma na Tailândia. A junta birmana anunciou que investigará a situação e realizará operações de resgate e ajuda humanitária. Entre as vítimas, três pessoas morreram em um desabamento de uma mesquita em Taungnoo e duas em um hotel em Aungban.

Na Tailândia, um trabalhador da construção civil também perdeu a vida devido ao colapso de um arranha-céu em Bangkok, que deixou 43 operários presos sob os escombros. O governador da cidade, Chadchart Sittipunt, informou que vários edifícios altos sofreram danos e que as inspeções estão em andamento. Em Mandalay, diversas construções desabaram, e em Yangón, equipes de resgate estão verificando possíveis vítimas.

O terremoto, que ocorreu sobre a falha de Sagaing, é considerado um evento de alto impacto devido à densidade populacional da região. Especialistas alertam para a possibilidade de novas réplicas. O geofísico William Yeck, do Centro Nacional de Informação sobre Terremotos dos EUA, comparou a intensidade do tremor ao que afetou Turquia e Síria em 2023, que resultou em mais de 53.000 mortes.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela