02 de jul 2025

Helicóptero militar de Uganda cai em aeroporto na Somália, segundo autoridades
Um helicóptero militar ugandense caiu em Mogadishu, causando incêndio controlado. Investigação apura as causas do acidente.

As autoridades civis dizem que estão investigando a causa do acidente (Foto: Munasar Mohamed)
Ouvir a notícia:
Helicóptero militar de Uganda cai em aeroporto na Somália, segundo autoridades
Ouvir a notícia
Helicóptero militar de Uganda cai em aeroporto na Somália, segundo autoridades - Helicóptero militar de Uganda cai em aeroporto na Somália, segundo autoridades
Um helicóptero militar ugandense com oito pessoas a bordo caiu no Aeroporto Internacional Aden Adde, em Mogadishu, na Somália. O acidente ocorreu na manhã de hoje e resultou em um incêndio que foi rapidamente controlado pelos serviços de emergência. A causa do acidente ainda está sendo investigada.
De acordo com um oficial da aviação, o helicóptero estava na seção militar do aeroporto após ter decolado da base aérea de Balidogle, localizada na região do Lower Shabelle. Ahmed Maalim, chefe da Autoridade de Aviação Civil da Somália, confirmou que uma investigação está em andamento para determinar as circunstâncias do acidente.
Testemunhas relataram ter ouvido uma explosão e visto fumaça e chamas saindo do helicóptero. Farah Abdulle, um funcionário do aeroporto, descreveu a cena: "A fumaça cobriu completamente o helicóptero". Até o momento, não há informações sobre feridos ou mortos.
As tropas ugandesas fazem parte da força da União Africana que apoia o governo somali na luta contra o grupo al-Shabab, vinculado à al-Qaeda, que tem promovido uma insurgência violenta no país. O incidente ocorre em um contexto de crescente tensão e desafios de segurança na região.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.