07 de jul 2025


Piloto de balão se esforça para salvar passageiros após queda em Santa Catarina
Investigação apura causas de acidente com balão que resultou em oito mortes em Santa Catarina; piloto relata tentativas de salvar passageiros.

Acidente com balão em Praia Grande (SC) deixou 8 mortos e cinco feridos; 13 sobreviveram (Foto: Reprodução)
Ouvir a notícia:
Piloto de balão se esforça para salvar passageiros após queda em Santa Catarina
Ouvir a notícia
Piloto de balão se esforça para salvar passageiros após queda em Santa Catarina - Piloto de balão se esforça para salvar passageiros após queda em Santa Catarina
Um balão que transportava 21 pessoas caiu em Praia Grande, Santa Catarina, resultando na morte de oito passageiros e na sobrevivência de 13. O acidente ocorreu devido a um incêndio que começou no cesto do balão, provocado por um maçarico.
O piloto, Elves de Bem Crescêncio, afirmou que fez o possível para salvar os passageiros. Em entrevista ao programa Domingo Espetacular, ele declarou: "Fiz tudo que tinha ao meu alcance para que eu pousasse o balão e permanecesse no chão o máximo de tempo possível." Segundo ele, não existem procedimentos para saltar do balão, pois isso é considerado raro.
Ao perceber o incêndio, Elves tentou conter as chamas com um extintor que não funcionou. Ele jogou o maçarico para fora e, ao se aproximar do solo, ordenou que os passageiros saltassem. "Pula, pula. Sai do cesto, pula," teria dito ele. Infelizmente, alguns passageiros não conseguiram deixar a aeronave a tempo, resultando em quatro mortes por queimaduras.
A queda do balão ocorreu na comunidade de Cachoeira do Bom Jesus. O delegado responsável pela investigação, Tiago Luiz Lemos, informou que as vítimas que não conseguiram saltar foram as que morreram carbonizadas. A Polícia Civil de Santa Catarina, em conjunto com a Polícia Científica, está apurando as causas do acidente.
A empresa proprietária do balão, Sobrevoar, afirmou que cumpre todas as normas da ANAC e não possui registros de acidentes anteriores. O delegado-geral da Polícia Civil, Ulisses Gabriel, expressou seu pesar nas redes sociais, chamando o dia de luto.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.