08 de jul 2025
Avião faz pouso de emergência após incêndio em carregador portátil nos EUA
Incêndio de bateria portátil em voo da Delta Air Lines provoca pouso de emergência e gera investigação da FAA sobre segurança aérea.

Avião da Delta Airlines pousando em Nova York (Foto: Johannes EISELE / AFP)
Ouvir a notícia:
Avião faz pouso de emergência após incêndio em carregador portátil nos EUA
Ouvir a notícia
Avião faz pouso de emergência após incêndio em carregador portátil nos EUA - Avião faz pouso de emergência após incêndio em carregador portátil nos EUA
Um voo da Delta Air Lines, que partia de Atlanta com destino a Fort Lauderdale, precisou realizar um pouso de emergência em Fort Myers na manhã desta segunda-feira. O incidente ocorreu devido a um incêndio causado por uma bateria portátil de um passageiro. A aeronave, que transportava 185 passageiros e seis tripulantes, aterrissou em segurança às 8h48 (horário local) no Aeroporto Internacional do Sudoeste da Flórida.
A tripulação agiu rapidamente ao conter as chamas, que começaram em um dos assentos. A Delta Air Lines informou que seguiu os protocolos de segurança para lidar com a situação, considerando que se tratava de uma "bateria pessoal". Apesar da contenção, a cabine ficou com resquícios de fumaça, levando a companhia a declarar emergência por precaução.
Investigação da FAA
A Administração Federal de Aviação (FAA) dos Estados Unidos anunciou que está investigando o incidente. Este caso destaca um problema crescente nos voos comerciais: o risco de combustão das baterias de íons de lítio, que são comuns em dispositivos como celulares e laptops.
Dados da FAA revelam que 34 ocorrências envolvendo baterias de lítio foram registradas apenas em 2025, sendo que 11 delas foram causadas especificamente por conjuntos de baterias. Entre 2015 e 2024, o número de incêndios relacionados a esses dispositivos aumentou 388% nos EUA, acendendo um alerta sobre a segurança em voos comerciais.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.