Breaking News

09 de jul 2025

Bisão escorrega e morre em fonte termal de 89ºC nos Estados Unidos

Bisão morre após cair na Grand Prismatic Spring, destacando os perigos das fontes termais em Yellowstone e alertando visitantes.

Bisão que morreu ao cair em uma fonte termal em Yellowstone em 21 de junho (Foto: Reprodução/Facebook/Katie Hirtzel)

Bisão que morreu ao cair em uma fonte termal em Yellowstone em 21 de junho (Foto: Reprodução/Facebook/Katie Hirtzel)

Ouvir a notícia

Bisão escorrega e morre em fonte termal de 89ºC nos Estados Unidos - Bisão escorrega e morre em fonte termal de 89ºC nos Estados Unidos

0:000:00

Um bisão morreu após cair na Grand Prismatic Spring, uma das fontes termais mais famosas do Parque Nacional de Yellowstone, nos EUA, em 21 de junho. O incidente, que ocorreu diante de turistas, foi registrado em vídeo e gerou repercussão nas redes sociais. O animal, ao tentar se afastar da água quente, escorregou e acabou se afundando na parte mais profunda da fonte, que atinge temperaturas de até 89ºC.

De acordo com a USGS (United States Geological Survey), a morte do bisão foi rápida, causada pela alta temperatura da água. A carcaça do animal não será removida para evitar danos ao ecossistema local, especialmente aos tapetes bacterianos que caracterizam a fonte. A operação de remoção poderia levar mais de um ano para que a área se recuperasse completamente.

Acidentes envolvendo animais em fontes termais não são incomuns em Yellowstone. Historicamente, já houve casos de alces e outros animais que não conseguiram escapar de áreas quentes. Em 2022, pesquisadores da Universidade da Califórnia em Berkeley encontraram um esqueleto de alce em uma das fontes, enquanto monitoravam a atividade hidrotérmica.

Embora a maioria das fontes em Yellowstone tenha pH neutro ou alcalino, algumas áreas, como a Sulphur Cauldron, possuem águas ácidas. Animais são capazes de sentir o calor, mas ainda assim, erros de cálculo podem levar a tragédias. As autoridades do parque alertam os visitantes para que permaneçam nas passarelas e evitem se aproximar das fontes termais, já que há registros de feridos e mortos ao longo dos anos.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela