28 de fev 2025
Polícia Civil solicita prisão de suspeito por assalto a turistas argentinos no Rio
A violência contra turistas no Rio de Janeiro aumentou 27% em 2024. Suspeito de assalto a turistas argentinos já tinha mandado de prisão anterior. Um dos turistas, Gabriel Gabo, foi ferido e está internado em estado estável. O roubo ocorreu na Praia da Barra da Tijuca, área com crescente criminalidade. Episódios de violência contra estrangeiros têm se tornado frequentes em 2025.
Policiais da Deat ouviram o turista argentino no Hospital Miguel Couto, na Gávea (Foto: Marcos Nunes/Agência O GLOBO)
Ouvir a notícia:
Polícia Civil solicita prisão de suspeito por assalto a turistas argentinos no Rio
Ouvir a notícia
Polícia Civil solicita prisão de suspeito por assalto a turistas argentinos no Rio - Polícia Civil solicita prisão de suspeito por assalto a turistas argentinos no Rio
A Polícia Civil do Rio de Janeiro identificou um dos suspeitos envolvidos no assalto a dois turistas argentinos, torcedores do Racing, ocorrido na última terça-feira na Praia da Barra da Tijuca. O homem, que desceu da garupa de uma motocicleta para anunciar o roubo, teve a prisão temporária solicitada à Justiça. Durante a ação, uma das vítimas, Gabriel Gabo, reagiu e foi ferido no tórax após o suspeito disparar uma arma. Ele e seu amigo, Christian Pagani, foram socorridos por helicópteros e levados a hospitais da região, onde permanecem com estado de saúde estável.
A investigação da Delegacia Especial de Apoio ao Turismo (Deat) revelou que o suspeito já possui um mandado de prisão por outro roubo na mesma área. O assalto aos argentinos não é um caso isolado, pois os dados do Instituto de Segurança Pública (ISP) mostram um aumento de 27% nos registros de roubos a transeuntes na circunscrição da 16ª DP, comparando 2024 a 2023. Em janeiro de 2025, o número de roubos subiu 17%, passando de 75 para 88 ocorrências.
Gabriel e Christian estavam no Rio para assistir ao jogo entre Botafogo e Racing, realizado na quinta-feira no estádio Nilton Santos. Este episódio de violência contra estrangeiros não é inédito em 2025; em janeiro, o ex-secretário de Turismo de Bariloche, Gastón Fernando Burlón, foi baleado em um incidente similar e faleceu após um mês internado. Ele foi atingido ao entrar por engano em uma favela durante um passeio com sua família.
Esses eventos levantam preocupações sobre a segurança no Rio de Janeiro, especialmente para turistas. A crescente estatística de roubos e a violência contra visitantes internacionais destacam a necessidade de medidas mais eficazes para garantir a segurança pública na cidade, especialmente em áreas turísticas.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.