Notícias

Polícia Militar do Rio já prendeu 500 pessoas com câmeras de reconhecimento facial

O sistema de câmeras de reconhecimento facial foi implementado em dezembro de 2024. A Polícia Militar prendeu quinhentas pessoas, incluindo doze durante o carnaval de 2025. O governo instalou trinta torres de segurança para monitorar foliões e foragidos. Cada torre possui seis câmeras, incluindo uma com sistema PTZ para ajustes remotos. Imagens são transmitidas em tempo real para o Centro Integrado de Comando e Controle.

Torre com câmeras instalada pelo estado (Foto: Divulgação/Governo do estado)

Torre com câmeras instalada pelo estado (Foto: Divulgação/Governo do estado)

Ouvir a notícia

Polícia Militar do Rio já prendeu 500 pessoas com câmeras de reconhecimento facial - Polícia Militar do Rio já prendeu 500 pessoas com câmeras de reconhecimento facial

0:000:00

A Polícia Militar do Rio de Janeiro já prendeu quinhentas pessoas com o uso do sistema de câmeras de reconhecimento facial, implementado em dezembro de 2023. A marca foi alcançada nesta terça-feira, quando agentes do batalhão de São Cristóvão detiveram um homem com mandado de prisão por roubo nas proximidades do Sambódromo. Durante o carnaval de 2025, foram registradas doze prisões de indivíduos com mandados em aberto.

O sistema de monitoramento é coordenado pelo Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) e conta com 260 mil dispositivos, incluindo câmeras e alarmes, que monitoram áreas de grande movimento, como a orla, pontos turísticos e estações de transporte. Para o carnaval, o governo estadual instalou trinta torres de segurança em locais com alta concentração de foliões, cada uma equipada com seis câmeras, incluindo uma com sistema PTZ (Pan-Tilt-Zoom), que permite ajustes de ângulo e zoom.

As torres operam desde 28 de fevereiro até 9 de março e têm a função de monitorar as festividades, além de identificar pessoas com mandados de prisão. As câmeras foram instaladas em três locais estratégicos: dez no entorno do Sambódromo, dez na Rua Primeiro de Março e dez na Intendente Magalhães, na Zona Norte. As imagens são transmitidas em tempo real para o CICC e para os veículos de comando da PM.

Além do monitoramento por câmeras, as rodovias e os megaeventos contam com patrulhas aéreas do Grupamento Aeromóvel (GAM) da Polícia Militar, aumentando a segurança durante as festividades.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela