09 de abr 2025
Polícia Federal realiza operações contra tráfico internacional de drogas em quatro estados brasileiros
Polícia Federal intensifica combate ao tráfico internacional de drogas com operações em quatro estados e destruição de plantação de maconha no Paraguai.
Polícia Federal deflagra duas operações em quatro estados brasileiros contra tráfico internacional de drogas (Foto: Polícia Federal/Divulgação)
Ouvir a notícia:
Polícia Federal realiza operações contra tráfico internacional de drogas em quatro estados brasileiros
Ouvir a notícia
Polícia Federal realiza operações contra tráfico internacional de drogas em quatro estados brasileiros - Polícia Federal realiza operações contra tráfico internacional de drogas em quatro estados brasileiros
A Polícia Federal (PF) do Brasil lançou, nesta quarta-feira, 9, duas operações significativas contra o tráfico internacional de drogas em quatro estados. Com a mobilização de 160 agentes, as ações visam desmantelar grupos que operam na importação de entorpecentes do Paraguai, Peru e Bolívia. No Paraná e no Pará, doze pessoas são alvos de mandados de prisão, enquanto oitenta policiais realizam buscas em vinte endereços, incluindo fazendas utilizadas para lavagem de dinheiro.
As investigações revelaram que os criminosos são conhecidos das autoridades, tendo suas lideranças sido presas em 2012. Após a soltura, eles retomaram as atividades ilícitas, ampliando a estrutura do tráfico. Dois dos investigados estão foragidos na Alemanha e foram incluídos na lista vermelha da Interpol. Em Acre e Santa Catarina, outros oitenta agentes cumprem mandados de prisão em municípios como Palhoça e Rio Branco, relacionados à importação de cocaína pela fronteira amazônica.
Além disso, uma ação conjunta da PF com a Secretaria Nacional Antidrogas do Paraguai resultou na destruição de uma plantação de maconha de 89 hectares no departamento de Amambay, próximo ao Mato Grosso do Sul. A operação, parte da 49ª fase da Operação Nova Aliança, destruiu também 84 acampamentos de narcotraficantes e apreendeu mais de 54 toneladas de drogas. Essa fase é considerada a maior do mundo para erradicação de cultivo ilegal de maconha.
Desde o início de 2024, a PF já erradicou 4.400 toneladas de maconha, representando cerca de 80% do total apreendido globalmente em um ano, segundo o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime. As operações continuam, com o objetivo de combater o tráfico de drogas e desmantelar organizações criminosas que atuam na região.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.