12 de abr 2025
Percepção de criminalidade cresce em São Paulo, apesar da queda nos índices de roubos e furtos
Pesquisa revela que 64% da população de São Paulo acredita que a segurança piorou, apesar da queda nos índices de criminalidade. Medo de roubo de celular é maior na capital.
Policial militar de colete com câmera acoplada: equipamento de proteção individual tem sido revezado (Foto: Marcelo S. Camargo/Governo do Estado de SP)
Ouvir a notícia:
Percepção de criminalidade cresce em São Paulo, apesar da queda nos índices de roubos e furtos
Ouvir a notícia
Percepção de criminalidade cresce em São Paulo, apesar da queda nos índices de roubos e furtos - Percepção de criminalidade cresce em São Paulo, apesar da queda nos índices de roubos e furtos
Uma pesquisa do Datafolha, divulgada neste sábado, revela que 64% da população de São Paulo acredita que a segurança piorou nos últimos doze meses. O levantamento, realizado entre 1 e 3 de abril, mostra que a percepção de criminalidade na capital é maior do que a média nacional, onde 58% compartilham dessa opinião.
Apesar da sensação de insegurança, os dados indicam uma queda nos índices de criminalidade. Em 2024, foram registrados 193.658 roubos, uma redução de 15% em relação ao ano anterior, e 555 mil furtos, com uma diminuição de 3,5%. Os homicídios também caíram para 498, o menor número em décadas, embora os latrocínios tenham aumentado de 167 para 170.
A pesquisa aponta que 43% dos paulistanos estão sempre preocupados com o roubo de celular, superando a média nacional de 37%. Um em cada dez brasileiros relatou ter tido o celular roubado nos últimos doze meses, com maior incidência nas capitais. O medo de ser agredido nas ruas também é significativo, com 29% dos entrevistados expressando preocupação constante.
A percepção de violência aumentou especialmente entre mulheres e moradores de regiões metropolitanas, com destaque para a região Sudeste. O estudo foi baseado em 1.500 entrevistas em São Paulo, com margem de erro de três pontos percentuais. A pesquisa anterior do Datafolha já havia indicado tendências semelhantes em relação à segurança na cidade.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.