Notícias

Polícia Civil desarticula quadrilha de roubo e receptação de celulares no Rio

Quadrilha de roubo de celulares é desarticulada no Rio; 16 presos e 200 aparelhos apreendidos durante a Operação Rastreio.

Sede da Delegacia de Repressão a Crimes Patrimoniais e Informática (Drcpim), delegacia responsável pela operação contra o roubo de celulares no Rio de Janeiro (RJ) (Foto: Divulgação/Polícia Civil)

Sede da Delegacia de Repressão a Crimes Patrimoniais e Informática (Drcpim), delegacia responsável pela operação contra o roubo de celulares no Rio de Janeiro (RJ) (Foto: Divulgação/Polícia Civil)

Ouvir a notícia

Polícia Civil desarticula quadrilha de roubo e receptação de celulares no Rio - Polícia Civil desarticula quadrilha de roubo e receptação de celulares no Rio

0:000:00

A Polícia Civil do Rio de Janeiro desarticulou uma quadrilha especializada em roubos e receptação de celulares durante a Operação Rastreio, realizada no último sábado. Dezesseis membros do grupo foram presos, incluindo líderes da organização, que atuava principalmente na região da Uruguaiana, conhecida por sua criminalidade.

As investigações revelaram que a quadrilha utilizava contas bancárias abertas por pessoas em situação de rua para transferir valores via Pix, provenientes de aparelhos roubados. Em troca de R$ 50,00, essas pessoas se tornavam laranjas para o recebimento dos valores. A operação resultou na apreensão de cerca de 200 celulares, notebooks e equipamentos para desbloqueio, além de R$ 10 mil em espécie.

Atuação Criminosa

Os criminosos também eram responsáveis por fraudes bancárias, utilizando dados das vítimas. O delegado Victor Diegues, da Delegacia de Repressão aos Crimes Contra a Propriedade Imaterial (DRCPIM), destacou que o grupo tinha um escritório equipado com tecnologia avançada para desbloqueio de aparelhos. Além disso, mantinham um "plantão criminoso" de compra e revenda de celulares roubados, funcionando 24 horas por dia.

Os detidos, dos quais quinze possuem antecedentes criminais, intimidavam comerciantes na Uruguaiana que não concordavam com suas práticas. Parte dos presos também oferecia cursos virtuais para desbloqueio de celulares, ampliando o alcance de suas atividades ilícitas. A quadrilha estava preparada para atuar em grandes eventos, como o show de Lady Gaga, onde o furto de aparelhos se intensifica.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela