07 de mai 2025
Ovidio Guzmán López se declara culpável de narcotráfico e colabora com autoridades dos EUA
El Ratón, filho de El Chapo, se declara culpável em acordo com a Justiça dos EUA e pode revelar segredos do narcotráfico.
Ovidio Guzmán em uma imagem de sua primeira detenção em 2019. (Foto: AP)
Ouvir a notícia:
Ovidio Guzmán López se declara culpável de narcotráfico e colabora com autoridades dos EUA
Ouvir a notícia
Ovidio Guzmán López se declara culpável de narcotráfico e colabora com autoridades dos EUA - Ovidio Guzmán López se declara culpável de narcotráfico e colabora com autoridades dos EUA
Ovidio Guzmán López, conhecido como El Ratón, firmou um acordo com o Departamento de Justiça dos Estados Unidos para se declarar culpável por narcotráfico. A audiência, inicialmente marcada para o dia 9 de julho, foi antecipada devido ao acordo, conforme informações da Corte do Norte de Chicago. O filho de Joaquín El Chapo Guzmán foi extraditado em 2023 e enfrenta diversas acusações, totalizando doze, incluindo tráfico de fentanilo, cocaína e metanfetamina.
O acordo levanta especulações sobre as informações que El Ratón pode fornecer às autoridades. Em casos anteriores, como o de seu pai, a acusação utilizou depoimentos de aliados para fortalecer os casos. Agora, é possível que os promotores usem as declarações de El Ratón contra Ismael El Mayo Zambada, que está sob custódia desde julho.
A situação da família Guzmán se deteriora rapidamente. O assassinato de Edgar, um dos filhos mais velhos de El Chapo, em 2008, foi um golpe, mas as detenções subsequentes do patriarca acentuaram a decadência. Sem El Chapo, seus filhos, conhecidos como Los Chapitos, enfrentam conflitos com antigos aliados e rivais, como os filhos de Zambada.
El Ratón foi preso em janeiro de 2023, após um fracasso na tentativa de captura em 2019, conhecida como Culiacanazo. Desde então, a família tem enfrentado uma série de reveses, com a liderança reduzida a Iván Archivaldo e Jesús Alfredo. O futuro dos Guzmán permanece incerto, com novas revelações aguardadas nos processos judiciais em andamento nos Estados Unidos.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.