14 de mai 2025
Aumentam furtos e roubos de veículos elétricos e híbridos em São Paulo em 2025
Furtos de veículos elétricos e híbridos em São Paulo mais que dobraram no primeiro trimestre de 2025, com o Toyota Corolla Cross HEV liderando os roubos.
Porsche híbrido furtado em São Paulo e que foi encontrado sem peças após rastreamento; bateria ainda continuava no veículo (Foto: Divulgação/Ituran)
Ouvir a notícia:
Aumentam furtos e roubos de veículos elétricos e híbridos em São Paulo em 2025
Ouvir a notícia
Aumentam furtos e roubos de veículos elétricos e híbridos em São Paulo em 2025 - Aumentam furtos e roubos de veículos elétricos e híbridos em São Paulo em 2025
Furtos de veículos elétricos e híbridos aumentam em São Paulo
Os furtos e roubos de veículos elétricos e híbridos em São Paulo mais que dobraram no primeiro trimestre de 2025, em comparação ao mesmo período de 2024. Foram registradas 34 ocorrências, um aumento significativo em relação aos 15 casos do ano anterior. O Toyota Corolla Cross HEV se destacou como o veículo mais visado, com 25 queixas, representando 73,5% dos registros.
A pesquisa, realizada pela empresa de rastreamento Ituran, revela que, embora os veículos elétricos e híbridos ainda representem menos de 0,3% dos casos de roubo na capital, a tendência de crescimento é preocupante. A Secretaria de Segurança Pública (SSP) afirma que os crimes em geral estão em queda, com 275 ocorrências a menos em comparação ao primeiro trimestre de 2024. No entanto, os dados mostram que os roubos e furtos de veículos eletrificados superaram os 33 casos registrados em todo o ano de 2023.
Crescimento das vendas e mercado clandestino
O aumento dos furtos está alinhado com o crescimento nas vendas desses veículos. No primeiro trimestre de 2023, foram comercializadas 2.410 unidades, número que saltou para 6.292 no mesmo período de 2025. Fernando Correia, gerente de operações da Ituran, aponta que a dificuldade em encontrar peças de reposição pode estar alimentando um mercado clandestino. “Ainda não são vendidas em desmanches, mas podem estar sendo comercializadas pela internet”, afirma.
Além disso, 55,28% dos veículos furtados foram roubados, enquanto 44,72% foram furtados. A complexidade dos sistemas de segurança dos veículos elétricos e híbridos, como chaves codificadas, dificulta o acesso dos ladrões, que também enfrentam a resistência dos proprietários em deixar os carros em locais inseguros.
Ações policiais e recomendações
Rafael Alcadipani, professor da Fundação Getulio Vargas (FGV), destaca que a desvalorização rápida desses veículos pode atrair compradores de modelos usados que não têm recursos para manutenção adequada. Ele recomenda que a polícia intensifique as ações contra esse tipo de crime, que pode gerar problemas sociais significativos.
A SSP informa que as polícias Civil e Militar estão atuando de forma estratégica no combate a esses delitos, com operações específicas para desarticular quadrilhas especializadas. Neste ano, a Divisão de Investigações sobre Infrações contra o Patrimônio – Veículos (Divecar) fiscalizou 63 estabelecimentos suspeitos de receptação, desmantelando diversos esquemas criminosos.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.