Notícias

Vandalismo em Chan Chan gera indignação e investigação por parte das autoridades peruanas

Vandalismo em Chan Chan gera investigação; autor pode pegar até seis anos de prisão por danificar patrimônio da UNESCO.

Paredes de adobe com redes de pesca na área dos templos do Palácio Tschudi, Chan Chan, perto de Trujillo, Peru. (Foto: Sergi Reboredo/VW PICS/Universal Images Group via Getty Images)

Paredes de adobe com redes de pesca na área dos templos do Palácio Tschudi, Chan Chan, perto de Trujillo, Peru. (Foto: Sergi Reboredo/VW PICS/Universal Images Group via Getty Images)

Ouvir a notícia

Vandalismo em Chan Chan gera indignação e investigação por parte das autoridades peruanas - Vandalismo em Chan Chan gera indignação e investigação por parte das autoridades peruanas

0:000:00

Um ato de vandalismo foi registrado na cidade arqueológica de Chan Chan, no Peru, onde um indivíduo foi filmado pichando uma parede com spray. O incidente ocorreu em um dos muros originais da cidade, que possui mais de 600 anos e é reconhecida como Patrimônio Mundial pela UNESCO.

O vídeo, que circulou nas redes sociais, mostra um homem vestindo uma camiseta branca e carregando uma mochila preta. Ele foi flagrado marcando a parede com tinta preta. O Ministério da Cultura do Peru reagiu rapidamente, afirmando que o ato representa uma grave falta de respeito ao patrimônio cultural do país. A pasta anunciou que está investigando o caso e processará o responsável, que pode enfrentar até seis anos de prisão.

A Agência Andina informou que o vandalismo se enquadra no Artigo 226 do Código Penal peruano, que prevê sanções severas para danos ao patrimônio arqueológico. Após o ocorrido, a polícia turística inspecionou a área danificada, e uma equipe do Ministério da Cultura foi enviada para restaurar o local.

Chan Chan, que foi a capital do reino Chimú antes de ser conquistada pelos incas no século XV, é considerada a maior cidade de arquitetura de terra da América pré-colombiana. O recente vandalismo ocorre após outro incidente em fevereiro, quando um homem foi preso por danificar um artefato de 500 anos, conhecido como a pedra de doze ângulos.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela