Notícias

EUA prendem cientista chinês por enviar material biológico sem autorização

Cientista chinesa é detida em Detroit por enviar material biológico sem autorização. O caso levanta preocupações sobre segurança nacional.

Foto:Reprodução

Foto:Reprodução

Ouvir a notícia

EUA prendem cientista chinês por enviar material biológico sem autorização - EUA prendem cientista chinês por enviar material biológico sem autorização

0:000:00

Detroit (AP) — Uma cientista chinesa foi presa ao chegar aos EUA no aeroporto de Detroit, em um caso que se soma a outras acusações recentes de contrabando de material biológico. A profissional é acusada de ter enviado material biológico a um laboratório da Universidade de Michigan sem a devida autorização do governo.

O FBI informou que a cientista, que estava em um voo vindo da China, foi detida no domingo. Ela é estudante de pós-graduação na Universidade Huazhong de Ciência e Tecnologia, em Wuhan, e planejava passar um ano na Universidade de Michigan para concluir um projeto. As remessas, que incluíam um envelope escondido dentro de um livro, foram interceptadas pelas autoridades no ano passado e no início deste ano.

As diretrizes para importação de materiais biológicos nos EUA são rigorosas, conforme destacou John Nowak, responsável pelas operações de campo da Alfândega e Proteção de Fronteiras dos EUA. Ele afirmou que ações como essa comprometem o trabalho legítimo de outros acadêmicos que visitam o país. O material enviado pela cientista está relacionado a certos tipos de vermes, que exigem permissão governamental para importação.

Recentemente, dois outros cientistas chineses foram acusados de conspirar para contrabandear um fungo tóxico para os EUA. Um deles foi enviado de volta à China, enquanto o outro, também pesquisador na Universidade de Michigan, permanece sob custódia. O procurador dos EUA, Jerome Gorgon Jr., afirmou que o contrabando de material biológico representa uma ameaça à segurança nacional.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela