01 de jul 2025

Advogado é detido por ligação com facção envolvida em atentados e fugas
Operação do Ministério Público da Bahia prende advogado suspeito de facilitar fuga de presos e planejar ataque a diretor de penitenciária.

Agentes atuam em mandados de busca e apreensão nesta terça (Foto: MPBA/Divulgação)
Ouvir a notícia:
Advogado é detido por ligação com facção envolvida em atentados e fugas
Ouvir a notícia
Advogado é detido por ligação com facção envolvida em atentados e fugas - Advogado é detido por ligação com facção envolvida em atentados e fugas
O Ministério Público da Bahia (MPBA), em conjunto com as polícias Civil e Militar, realizou nesta terça-feira, 1º, uma operação que resultou na prisão de um advogado em Serrinha, a 180 km de Salvador. O profissional é suspeito de estar envolvido em um plano de fuga de presos e em um atentado contra o diretor do Conjunto Penal de Eunápolis.
As investigações, conduzidas pelo Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas e Investigações Criminais (Gaeco), revelaram que o advogado teria um papel central na organização criminosa, incluindo a cobrança de metas financeiras para sustentar o grupo. Provas indicam que ele estava diretamente ligado a atividades de homicídio, tráfico de drogas e associação para o tráfico.
O MPBA informou que o advogado ajudou a articular ações criminosas, como a fuga de dezesseis detentos do Conjunto Penal de Eunápolis e o ataque ao diretor da unidade prisional, que ocorreram entre dezembro de 2024 e maio deste ano. As apurações foram possíveis graças ao compartilhamento de informações entre as instituições envolvidas.
A Promotoria também destacou a importância da colaboração da população nas investigações. Informações podem ser repassadas ao Disque Denúncia da Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA) pelo número 181, com garantia de sigilo.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.