02 de jul 2025

Furtos aumentam em São Paulo em maio, enquanto roubos e latrocínios diminuem
Furtos aumentam em São Paulo, mas homicídios e latrocínios caem. SSP destaca ações de combate à criminalidade e proteção às mulheres.

Reduzir crimes patrimoniais é desafio para a gestão Tarcísio (Foto: Felipe Rau/Estadão)
Ouvir a notícia:
Furtos aumentam em São Paulo em maio, enquanto roubos e latrocínios diminuem
Ouvir a notícia
Furtos aumentam em São Paulo em maio, enquanto roubos e latrocínios diminuem - Furtos aumentam em São Paulo em maio, enquanto roubos e latrocínios diminuem
A cidade de São Paulo registrou um aumento de 3,9% nos furtos em maio de 2024 em comparação ao mesmo mês do ano anterior, conforme dados da Secretaria da Segurança Pública (SSP). No total, foram 21.015 furtos na capital, um crescimento em relação aos 20.226 do ano passado. Apesar desse aumento, crimes como homicídios, latrocínios e estupros apresentaram queda significativa.
A SSP destacou que as forças policiais estão atuando de forma integrada e estratégica no combate à criminalidade. Em nota, a secretaria informou que foram realizadas ações de patrulhamento e operações específicas para enfrentar diversas modalidades criminosas. No acumulado dos cinco primeiros meses de 2024, os furtos totalizaram 103.727 casos, representando uma alta de 5,12% em relação ao mesmo período de 2023.
Queda nos Homicídios
A redução dos homicídios é um ponto positivo, especialmente após um aumento de 40% em abril de 2024, que gerou preocupação na população. A SSP informou que os homicídios dolosos atingiram o menor número para os primeiros cinco meses desde 2001. Os latrocínios também apresentaram uma queda de 26,58% no mesmo período.
A secretaria enfatizou que, em todo o estado, 92.284 suspeitos foram presos ou apreendidos, sendo 19,5 mil na capital. Para reforçar o policiamento, foram destinados R$ 479,6 milhões para a compra de novas viaturas. Além disso, a SSP tem priorizado o fortalecimento da rede de proteção às mulheres, com a inauguração de novas Delegacias de Defesa da Mulher.
Ações de Combate à Criminalidade
A SSP ressaltou que todas as ocorrências de crimes contra a vida são monitoradas pelo programa SP Vida, que orienta ações de prevenção e combate. A secretaria continua a implementar estratégias para reduzir a criminalidade e aumentar a segurança da população, buscando um ambiente mais seguro para todos os cidadãos.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.