Notícias

PF conclui que não houve crime nem omissão no incêndio do Museu Nacional

Investigação da Polícia Federal conclui que incêndio no Museu Nacional foi causado por curto circuito, sem indícios de crime ou omissão.

Incêndio no Museu Nacional, no Rio. (Foto: Marcos Arcoverde/Estadão)

Incêndio no Museu Nacional, no Rio. (Foto: Marcos Arcoverde/Estadão)

Ouvir a notícia

PF conclui que não houve crime nem omissão no incêndio do Museu Nacional - PF conclui que não houve crime nem omissão no incêndio do Museu Nacional

0:000:00

A Polícia Federal finalizou, nesta segunda-feira, 6, a investigação sobre o incêndio que devastou o Museu Nacional da Quinta da Boa Vista, no Rio de Janeiro, em setembro de 2018. O laudo pericial confirmou que o fogo teve origem em um curto-circuito em um ar condicionado, descartando a possibilidade de incêndio criminoso.

O incêndio, que ocorreu na noite de 2 de setembro de 2018, destruiu cerca de 20 milhões de itens do acervo do museu. A perícia técnica da PF identificou que o fogo começou no auditório Roquette Pinto, localizado no térreo do prédio. A investigação durou quase dois anos e também afastou a hipótese de omissão por parte da direção do museu.

Em agosto de 2015, o Corpo de Bombeiros iniciou uma fiscalização no local, mas a inspeção não foi concluída. O oficial responsável pela fiscalização foi punido administrativamente. A PF também isentou a ex-diretora do museu, Cláudia Rodrigues, e o reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Roberto Leher, de qualquer responsabilidade. Ambos já estavam em tratativas com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para revitalizar o prédio, visando adequações ao Código de Segurança contra Incêndio e Pânico.

Após o incêndio, foram liberados R$ 72 milhões para a reconstrução do museu, que é um importante patrimônio cultural do Brasil. O contrato para a revitalização foi assinado em junho de 2018, mas os recursos não foram disponibilizados antes do sinistro.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela