Notícias

Polícia impede ataque de jovem 'incel' contra mulheres na França

Justiça antiterrorista da França investiga jovem preso por tentativa de agressão a mulheres, ligado ao movimento "incel".

Polícia da França em estação de trem de Paris (Foto: Geoffroy VAN DER HASSELT / AFP)

Polícia da França em estação de trem de Paris (Foto: Geoffroy VAN DER HASSELT / AFP)

Ouvir a notícia

Polícia impede ataque de jovem 'incel' contra mulheres na França - Polícia impede ataque de jovem 'incel' contra mulheres na França

0:000:00

Um jovem de 18 anos, identificado como Timothy G., foi preso na França por tentativa de agressão a mulheres, sendo este o primeiro caso relacionado ao movimento "incel" a ser tratado pela Justiça antiterrorista do país. A detenção ocorreu na sexta-feira em Saint-Étienne, onde o jovem foi encontrado com duas facas em sua mochila, próximo a uma escola de ensino médio.

Timothy G. se identificou como um "incel", termo que se refere a "celibatários involuntários", um movimento que promove o ódio às mulheres e já esteve ligado a ataques fatais em diversas partes do mundo. A Procuradoria Nacional Antiterrorismo (PNAT) determinou sua prisão preventiva por associação terrorista, com o intuito de preparar crimes contra pessoas.

Contexto do Movimento Incel

O movimento "incel" é conhecido por sua retórica misógina, onde seus membros frequentemente expressam frustração e ódio em relação às mulheres e ao feminismo, que consideram responsáveis por suas dificuldades em estabelecer relacionamentos. Timothy G. é descrito como um adolescente tímido, e sua advogada, Maria Snitsar, afirmou que ele aparenta estar sofrendo, não se comportando como um combatente.

Esse caso é o primeiro a ser tratado pela Justiça antiterrorista na França, embora perfis semelhantes já tenham sido observados em outros casos envolvendo jovens ligados à extrema direita. Em investigações anteriores, alguns indivíduos glorificaram perpetradores de massacres, como Anders Breivik e Dylan Klebold.

A prisão de Timothy G. levanta preocupações sobre a crescente influência do movimento "incel" e suas implicações para a segurança pública, destacando a necessidade de um monitoramento mais rigoroso de comportamentos potencialmente violentos associados a essa ideologia.

Meu Tela
Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela