- Em dezembro, os EUA registraram aumento significativo de casos de influenza após a temporada mais severa desde 2018, segundo o CDC.
- Mais de 3.100 pessoas morreram pela gripe no período de um ano encerrado em agosto de 2025, conforme dados mais recentes.
- Até 20 de dezembro, eram estimados 7,5 milhões de casos e 81 mil hospitalizações; 32 estados tinham atividade de gripe considerada alta ou muito alta.
- Autoridades reforçam a importância da vacinação, especialmente para crianças pequenas e idosos, diante da possibilidade de demanda por cuidados médicos maior que a capacidade hospitalar.
- A campanha de vacinação foi impactada por dúvidas sobre proteção contra a nova variante; cerca de 130 milhões de doses já haviam sido distribuídas no início de dezembro, 13 milhões a menos que no ano anterior.
A temporada de gripe nos Estados Unidos registrou, em dezembro, um aumento expressivo em casos, após a temporada 2024-2025 ser a mais severa desde 2018. O recorte recente confirma elevações rápidas no número de diagnósticos em várias regiões, segundo o CDC.
Dados do CDC apontam que, no ano encerrado em agosto de 2025, mais de 3.100 pessoas morreram pela gripe nos EUA. A agência ressalta que ainda não é possível prever se haverá mais casos totais nesta temporada, apenas picos concentrados em dezembro.
O início precoce da temporada europeia e a emergência de uma nova variante, subclade K, elevam as preocupações sobre a gravidade do surto. O CDC relata uma intensidade de atividade alta ou muito alta em grande parte dos estados.
Dados da transmissão e impactos
Até 20 de dezembro, estima-se que houvesse cerca de 7,5 milhões de casos de gripe e 81 mil hospitalizações no país, com aumento de 25% em casos na semana anterior. Doze estados apresentavam números de gripe considerados altos ou muito altos.
O que se observa é um momento em que parte da população fica sem vacinação ou adia a dose anual. O CDC informa que, até o início de dezembro, foram distribuídas cerca de 130 milhões de vacinas contra a gripe, 13 milhões a menos que no ano anterior.
Considerações sobre vacinação e tratamento
Especialistas destacam a importância da vacinação, especialmente entre crianças e idosos, para reduzir gravidade e necessidade de atendimento médico. Há dúvidas sobre a proteção oferecida pela nova rodada de vacinas contra a variante recente, porém ainda deve trazer benefício.
Além disso, autoridades ressaltam que testes de成为 casa podem auxiliar no manejo inicial. O tratamento antiviral é mais eficaz quando iniciado logo após o início dos sintomas.
Entre na conversa da comunidade