- A Nasa adiou uma missão na Estação Espacial Internacional após um problema médico envolvendo um membro da tripulação de quatro pessoas (americano, japonês e russo).
- A tripulação retornará à Terra nos próximos dias, antes do previsto, por precaução com a saúde do astronauta; o estado dele é estável.
- A primeira caminhada espacial do ano foi cancelada para permitir ajustes de missão e preparar futuras instalação de painéis solares.
- A Nasa informou que não houve evacuação de emergência e que a decisão foi tomada com foco na segurança da tripulação.
- Três outros astronautas continuam na estação e devem retornar no verão; a agência planeja levar a estação a uma reentrada segura sobre o oceano até o final da década.
O_Nasa adiou a primeira caminhada espacial do ano depois de um problema de saúde envolvendo um astronauta. A equipe, de origem americana, japonesa e russa, retorna à Terra nos próximos dias, mais cedo do que o planejado. O incidente ocorreu a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS).
A tripulação de quatro foi enviada à ISS pela SpaceX em agosto, com estada prevista de pelo menos seis meses. Integravam a missão Zena Cardman, Mike Fincke, Kimiya Yui e Oleg Platonov. Fincke e Cardman estavam programados para a caminhada para preparar o avanço de painéis solares.
Não houve identificação do astronauta nem do tipo de condição médica, por privacidade. A condição dele está estável, segundo Dr James Polk, chefe de saúde da Nasa, que afirmou que não houve evacuação de emergência.
Situação de saúde e próximos passos
Além dos quatro, outros três astronautas permanecem na ISS: Chris Williams, Sergei Mikayev e Sergei Kud-Sverchkov. Eles devem retornar à Terra no verão, após oito meses a bordo.
A Nasa revelou que, a médio prazo, a SpaceX continua com planos de retirar a ISS de órbita até 2030-2031, com reentrada segura sobre o oceano. A agência não informou novas datas oficiais.
Entre na conversa da comunidade