Em Alta NotíciasConflitoseconomiaFutebolrelações internacionais

Converse com o Telinha

Telinha
Oi! Posso responder perguntas apenas com base nesta matéria. O que você quer saber?

Um em quatro adolescentes em cuidado no Reino Unido já tentou tirar a própria vida, aponta estudo

Estudo mostra que 26% dos adolescentes em cuidado no Reino Unido já tentaram suicídio, quatro vezes mais do que peers sem histórico de cuidado, sinal de emergência nacional

Telinha
Por Revisado por: Time de Jornalismo Portal Tela
The study says 26% of 17-year-olds who have lived in care have attempted to end their own life, compared with only 7% (one in fourteen) of teenagers with no experience of being in care.
0:00
Carregando...
0:00
  • Um estudo com a geração nascida entre 2000 e 2002 mostra que 26% dos adolescentes de 17 anos que viveram em cuidado fora de casa já tentaram suicídio, contra 7% de quem não teve experiência de cuidado.
  • O trabalho analisou acolhimento em casa, institucional e por parentes, avaliando impactos sociais e de saúde mental.
  • Entre quem teve experiência de acolhimento, 56% já se feriram intencionalmente e 39% apresentaram depressão alta, conforme a escala de bem‑estar mental.
  • Em comparação, 24% dos adolescentes sem cuidado relataram autoagressão e 16% apresentaram depressão alta.
  • Além disso, 18% dos adolescentes em cuidado de acolhimento (foster ou residencial) já haviam sido ou feito alguém ficar grávida, e em familiares por vínculo esse índice ficou em cerca de 16%, frente a 4% entre quem não teve cuidado.

Dois a cada quatro adolescentes em situação de acolhimento no Reino Unido já tentaram tirar a própria vida, aponta um estudo de referência. A pesquisa também mostra que esses jovens têm quatro vezes mais probabilidade de um suicídio tentado do que pares sem histórico de acolhimento.

Os dados vêm da Millennium Cohort Study, que acompanha 19 mil pessoas nascidas entre 2000 e 2002. O levantamento considera cuidados fora de casa, como acolhimento familiar, institucional ou por parentes, e observa impactos na saúde mental e social.

Entre os 17 anos, 26% dos adolescentes que passaram por acolhimento em regime de foster ou residencial já haviam tentado suicídio, contra 7% entre quem não teve experiência de acolhimento. A diferença é estatisticamente significativa.

Contexto e dados adicionais

A pesquisa aponta também que jovens com experiência de acolhimento apresentam maiores incidências de automutilação (56% vs 24%) e depressão elevada (39% vs 16%), medidas pela escala de Kessler. Além disso, tendem a ter mais relações sexuais precoces e maior probabilidade de gravidez.

Autores destacam que o impacto não é apenas individual, mas geracional. Dr. Ingrid Schoon ressalta a necessidade de um apoio contínuo ao longo da vida do jovem, eliminando o que chama de bordo de queda abrupta no acesso a serviços.

Reação, políticas e próximos passos

Especialistas de organizações de saúde mental defendem acesso oportuno e equitativo a apoio psíquico para todos os jovens, com foco especial em quem vive em acolhimento. A resposta governamental envolve ações para fornecer apoio conjunto entre trabalhadores sociais e profissionais de saúde, com vistas a intervenções mais rápidas.

Comentários 0

Entre na conversa da comunidade

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela; a responsabilidade é do autor da mensagem. Conecte-se para comentar

Veja Mais