Em Alta Copa do Mundo NotíciasPessoasAcontecimentos internacionaisConflitosPolítica

Converse com o Telinha

Telinha
Oi! Posso responder perguntas apenas com base nesta matéria. O que você quer saber?

Uso de anabolizantes cresce entre jovens, aponta caso Gabriel Ganley

Caso Gabriel Ganley expõe aumento do uso de anabolizantes entre jovens e riscos graves à saúde, incluindo cardiomiopatia hipertrófica

A busca por ganho rápido de massa muscular tem levado ao uso indiscriminado de anabolizantes, um perigo para a saúde!
0:00
Carregando...
0:00
  • Aumento no uso de anabolizantes entre jovens; venda de testosterona legal cresceu mais de 700% entre 2018 e 2025, mesmo após proibição de uso estético para pessoas saudáveis em 2023.
  • Gabriel Ganley, brasileiro, tinha 22 anos e morreu no dia 23 de maio por cardiomiopatia hipertrófica.
  • Endocrinologista explica que os anabolizantes estimulam a síntese proteica e o ganho de massa, mas devem ser usados apenas com indicação médica.
  • Riscos incluem pressão alta, alterações de colesterol, infarto, derrame, arritmias, danos ao fígado e impactos hormonais; na adolescência, podem afetar o crescimento e a saúde mental.
  • Não há uso seguro sem acompanhamento médico; para construção de composição corporal saudável, é essencial treino adequado, alimentação equilibrada e hábitos saudáveis.

O uso de anabolizantes entre jovens tem ganhado impulso, aumentando os riscos para a saúde. Dados de 2026 apontam crescimento na comercialização legal de testosterona entre 2018 e 2025, mesmo com a proibição de uso estético em 2023 pelo CFM. Gabriel Ganley tinha 22 anos ao falecer.

Ganley buscava melhorar a estética com anabolizantes e morreu em 23 de maio por morte súbita associada à cardiomiopatia hipertrófica. Especialistas destacam que substâncias usadas sem indicação podem sobrecarregar o coração.

Os anabolizantes, principalmente derivados da testosterona, promovem síntese proteica e ganho de massa muscular. O uso sem indicação médica, em doses elevadas, é apontado como principal risco.

Impactos na saúde

Entre os principais efeitos, estão alterações no sistema cardiovascular, pressão arterial elevada, mudanças no colesterol e risco de infarto. O uso abusivo pode avançar a hipertrofia cardíaca e prejudicar o funcionamento do órgão.

Também há impactos hormonais e reprodutivos. Em homens, infertilidade e redução da produção de espermatozoides são citadas; em mulheres, alterações menstruais e sinais de masculinização podem ocorrer. Hepatite e lesões no fígado também já foram descritas.

Jovens sob maior vulnerabilidade

Adolescentes, em fase de desenvolvimento, podem ter fechamento precoce das cartilagens de crescimento e alterações hormonais permanentes. O uso pode ainda afetar a saúde mental, com irritabilidade, ansiedade e alterações de humor.

O endocrinologista ressalta que não há uso seguro sem diagnóstico, indicação médica e monitoramento. A prática saudável envolve treino adequado, alimentação equilibrada e descanso suficiente.

A recomendação médica é clara: não há espaço para uso de esteroides sem acompanhamento. Cuidar da saúde é essencial para resultados duradouros e seguros.

Comentários 0

Entre na conversa da comunidade

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela; a responsabilidade é do autor da mensagem. Conecte-se para comentar

Veja Mais