23 de jan 2025
Calor intenso dá lugar a temporais no Centro-Sul; previsão do tempo para esta quinta-feira
O Brasil enfrenta altas temperaturas, com máximas acima de 30°C, especialmente no Sudeste. A partir de quinta feira (23), espera se uma queda de 4 a 5 graus nas temperaturas. Temporais com chuvas fortes devem ocorrer em várias regiões do Centro Sul, incluindo São Paulo. O fenômeno do aquecimento adiabático contribui para o calor intenso, especialmente em São Paulo. A prefeitura de São Paulo reativou a Operação Altas Temperaturas, oferecendo apoio à população.
Centro-Sul volta a ter risco de temporais nesta quinta-feira (23). (Foto: Gilson Abreu/AEN)
Ouvir a notícia:
Calor intenso dá lugar a temporais no Centro-Sul; previsão do tempo para esta quinta-feira
Ouvir a notícia
Calor intenso dá lugar a temporais no Centro-Sul; previsão do tempo para esta quinta-feira - Calor intenso dá lugar a temporais no Centro-Sul; previsão do tempo para esta quinta-feira
A partir desta quinta-feira, 23 de janeiro, as altas temperaturas que afetaram o Centro-Sul do Brasil devem começar a diminuir. A previsão indica que as capitais, que registraram máximas acima de 35°C, terão temperaturas mais amenas, em torno de 30°C. O meteorologista da Climatempo, Fábio Luengo, afirma que a queda será de cerca de 4 a 5 graus até o fim de semana, e a expectativa é de temporais com chuvas fortes em várias regiões, incluindo São Paulo e Paraná.
Nos últimos dias, cidades como São Paulo e Rio de Janeiro enfrentaram recordes de calor, com máximas de 33,8°C e quase 39°C, respectivamente. Esse fenômeno é atribuído ao aquecimento adiabático, que ocorre quando o ar quente desce montanhas, aumentando sua temperatura. Luengo explica que esse processo é comum no litoral paulista, onde o ar comprimido aquece à medida que desce a Serra do Mar.
Além da diminuição do calor, o Centro-Sul deve enfrentar um aumento no risco de temporais, com chuvas intensas previstas para São Paulo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Goiás. A chuva deve vir acompanhada de ventos fortes e possibilidade de granizo. No Norte e Nordeste, a expectativa é de chuvas volumosas, especialmente no Amapá e no Maranhão, mas com menor probabilidade de temporais.
As temperaturas nas capitais variam, com São Paulo prevendo máxima de 29°C e mínima de 22°C, enquanto o Rio de Janeiro pode chegar a 35°C. Em Curitiba, a máxima será de 26°C, e em Porto Alegre, 33°C. O calor intenso deve persistir até o final de semana, quando a chegada de uma frente fria deve trazer alívio, com chuvas generalizadas e temperaturas mais amenas.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.