23 de jan 2025
Tempestade Éowyn se aproxima do Reino Unido e Irlanda, causando fechamento de escolas e transporte público
Tempestade Éowyn se aproxima do Reino Unido e Irlanda, com ventos de até 80 mph. Autoridades fecharam escolas e suspenderam transporte público em ambos os países. Met Éireann e Met Office emitiram alertas vermelhos, o nível mais alto de alerta. Especialistas alertam para danos severos, incluindo detritos e árvores caídas. Éowyn pode rivalizar com Eunice e Ciarán, que causaram mortes e destruição.
Foto: Reprodução
Ouvir a notícia:
Tempestade Éowyn se aproxima do Reino Unido e Irlanda, causando fechamento de escolas e transporte público
Ouvir a notícia
Tempestade Éowyn se aproxima do Reino Unido e Irlanda, causando fechamento de escolas e transporte público - Tempestade Éowyn se aproxima do Reino Unido e Irlanda, causando fechamento de escolas e transporte público
O Reino Unido e a Irlanda se preparam para enfrentar Storm Éowyn, um ciclone extratropical que se intensificou rapidamente no Atlântico Norte. As autoridades já fecharam escolas e alertaram a população a permanecer em casa. O fenômeno deve trazer ventos fortes, chuvas intensas e até neve, com a Met Éireann emitindo alertas vermelhos, o nível mais alto, para ventos que podem ultrapassar 80 milhas por hora. O Met Office do Reino Unido também emitiu alertas semelhantes para partes da Irlanda do Norte, algo que não ocorria desde 2011.
O chefe meteorologista do Met Office, Paul Gundersen, destacou que a emissão de alertas vermelhos é reservada para condições climáticas severas que representam perigo à vida e grande interrupção. O presidente do Grupo Nacional de Coordenação de Emergência da Irlanda, Keith Leonard, classificou a tempestade como um evento meteorológico perigoso e destrutivo. Todas as escolas na Irlanda e na Irlanda do Norte estarão fechadas na sexta-feira, e o transporte público na Irlanda não funcionará.
Nicholas Leach, pesquisador de clima da Universidade de Oxford, alertou que Éowyn pode causar danos severos, como destroços e quedas de árvores, resultando em condições de direção extremamente perigosas. Além dos ventos, a tempestade trará chuvas e neve para partes do Reino Unido, com um aviso amarelo de neve em vigor para o norte da Inglaterra e o sul da Escócia, onde a neve pode atingir entre seis a dez polegadas.
O pesquisador Ambrogio Volonté comparou a intensidade de Éowyn à de outras tempestades devastadoras, como Storm Eunice em 2022 e Storm Ciarán em 2023, que causaram mortes e danos significativos. A expectativa é que Éowyn se afaste do Reino Unido no sábado, embora ainda haja avisos amarelos de vento para o norte do país. Leach explicou que ciclones-bomba, como Éowyn, são frequentemente as tempestades de inverno mais impactantes na Europa do Norte e que, embora os efeitos da crise climática sobre esses fenômenos ainda sejam incertos, alguns estudos indicam que as tempestades mais fortes podem estar se tornando mais intensas devido às mudanças climáticas.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.