02 de fev 2025
Santorini fecha escolas após série de 200 tremores de terra e alerta para aglomerações
As escolas de Santorini e ilhas vizinhas fecharão devido a tremores sísmicos. Mais de 200 terremotos foram registrados, incluindo um de magnitude 4,6. Autoridades alertam para evitar aglomerações e áreas de risco na região. Santorini, famosa por sua beleza, recebeu 3,4 milhões de turistas em 2023. A atividade sísmica atual é atribuída a movimentos tectônicos, não vulcânicos.
Foto:Reprodução
Ouvir a notícia:
Santorini fecha escolas após série de 200 tremores de terra e alerta para aglomerações
Ouvir a notícia
Santorini fecha escolas após série de 200 tremores de terra e alerta para aglomerações - Santorini fecha escolas após série de 200 tremores de terra e alerta para aglomerações
As escolas da famosa ilha grega de Santorini estarão fechadas na segunda-feira devido à intensa atividade sísmica na região, conforme anunciou o Ministério da Proteção Civil da Grécia. Nos últimos dias, mais de duzentos tremores foram registrados, com o mais forte atingindo magnitude 4,6. A atividade sísmica, segundo autoridades, é resultado de movimentos tectônicos e não de atividade vulcânica.
Além de Santorini, as escolas também fecharão nas ilhas vizinhas de Anafi, Ios e Amorgos. As autoridades recomendaram que os moradores evitem aglomerações em ambientes fechados e se mantenham afastados de áreas como o antigo porto de Fira, localizado abaixo da capital da ilha. Santorini, que possui uma população de cerca de 15.500 habitantes, recebeu 3,4 milhões de turistas em 2023.
A ilha é conhecida por sua caldeira em forma de crescente, resultado de uma das maiores erupções vulcânicas da história, ocorrida há aproximadamente 3.600 anos. Apesar do risco de tremores, a popularidade de Santorini como destino turístico permanece alta, sendo apelidada de "ilha do Instagram" devido à sua paisagem pitoresca.
Um comitê de emergência se reuniu no domingo para avaliar os riscos associados aos tremores recentes, com outra reunião agendada para segunda-feira. Autoridades destacaram que a atividade sísmica atual não está relacionada a erupções vulcânicas, semelhante ao que ocorreu em 2011 e 2012, quando aumentos na atividade sísmica não resultaram em erupções. O último grande terremoto registrado na ilha ocorreu em 9 de julho de 1956, com magnitude de 7,5, causando um tsunami de 25 metros e resultando em 53 mortes e mais de 100 feridos.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.