16 de fev 2025
Calor extremo e temporais isolados marcam a semana no Brasil
A semana no Brasil será marcada por calor extremo, com temperaturas acima de 40ºC no Rio de Janeiro. A Zona de Convergência Intertropical trará chuvas volumosas ao Norte, especialmente no Pará e Piauí. O Sudeste enfrenta bloqueio atmosférico, reduzindo chuvas e elevando temperaturas, afetando cafezais. No Sul, a previsão é de chuvas intensas, com volumes entre 40 mm e 120 mm em algumas regiões. Goiás e Mato Grosso do Sul terão clima quente e seco, favorecendo colheitas, com chuvas limitadas.
Projeção de temperatura do modelo Icon para a tarde de terça (18/02) (Foto: Metsul)
Ouvir a notícia:
Calor extremo e temporais isolados marcam a semana no Brasil
Ouvir a notícia
Calor extremo e temporais isolados marcam a semana no Brasil - Calor extremo e temporais isolados marcam a semana no Brasil
A semana que se inicia no Brasil será marcada por extremos de temperatura e chuvas. O Sudeste enfrentará calor excessivo, com temperaturas acima de 40ºC, enquanto o Sul, Sudeste e Nordeste terão episódios de tempestades isoladas. A empresa de meteorologia MetSul aponta que uma bolha de calor está causando um bloqueio atmosférico, reduzindo a chuva na região e elevando as temperaturas. A umidade que normalmente se direcionaria ao Sudeste está sendo deslocada para o Sul e partes da Argentina e Uruguai.
No Rio de Janeiro, a terça-feira promete ser o dia mais quente, com sensação térmica superior a 50ºC. Em São Paulo, as chuvas que têm causado transtornos devem persistir, com temperaturas chegando a 35ºC no interior e 40ºC no litoral. A Defesa Civil de São Paulo emitiu um alerta sobre o aumento das temperaturas até quarta-feira, 19. Em Minas Gerais, a previsão é de céu parcialmente nublado e possibilidade de chuvas isoladas, com temperaturas máximas que podem prejudicar os cafezais.
No Sul do Brasil, entre os dias 16 e 19 de fevereiro, a previsão é de chuvas generalizadas, especialmente no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, com volumes que podem ultrapassar 120 mm em algumas áreas. A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), um sistema comum nesta época, trará chuvas intensas ao Norte do Brasil, especialmente em estados como Pará, Piauí e Ceará, com risco de alagamentos em cidades como Natal e Fortaleza.
Em Goiás e partes de Mato Grosso do Sul, a semana será quente e seca, com chuvas limitadas a 5 mm a 10 mm, favorecendo a colheita. No oeste de Mato Grosso, a precipitação será maior, entre 60 mm e 70 mm, enquanto no sul de Mato Grosso do Sul, a chuva deve retornar com 50 mm, acompanhada de rajadas de vento intensas.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.