17 de fev 2025
Calor extremo: Rio de Janeiro pode registrar 42ºC nesta segunda-feira
O Rio de Janeiro pode registrar 42ºC nesta segunda feira, 17, batendo recorde. A umidade do ar deve ficar entre 21% e 30%, aumentando o desconforto. O prefeito Eduardo Paes alertou sobre a onda de calor e possíveis riscos. A cidade pode ativar o Nível de Calor 4, abrindo pontos de hidratação. Recomendações incluem beber água e evitar exercícios ao ar livre no calor.
Água para aliviar o calor de foliões no Rio: segunda pode ser o dia mais quente para o mês de fevereiro na história da cidade (Foto: Alex Ferro / Riotur/Divulgação)
Ouvir a notícia:
Calor extremo: Rio de Janeiro pode registrar 42ºC nesta segunda-feira
Ouvir a notícia
Calor extremo: Rio de Janeiro pode registrar 42ºC nesta segunda-feira - Calor extremo: Rio de Janeiro pode registrar 42ºC nesta segunda-feira
O Rio de Janeiro pode registrar um recorde de calor nesta segunda-feira, 17 de fevereiro, com temperaturas que podem atingir 42ºC. O sistema Alerta Rio, da prefeitura, informou que a umidade do ar deve ficar entre 21% e 30% no período da tarde, o que agrava a sensação de calor. Se a previsão se concretizar, este será o dia mais quente da história da cidade para o mês de fevereiro, superando o recorde anterior de 41,8ºC, registrado em 2023.
Além das altas temperaturas, não há previsão de chuvas, e o céu deve variar entre claro e parcialmente nublado, com ventos fracos a moderados. O prefeito Eduardo Paes alertou a população sobre a onda de calor e destacou que a cidade pode entrar no Nível de Calor 4, que ocorre quando os termômetros marcam entre 40ºC e 44ºC por três dias consecutivos. Nesse caso, a prefeitura abrirá pontos de hidratação em parques e vilas olímpicas.
As orientações para os cariocas incluem a busca por locais com ar-condicionado, como as naves do conhecimento, e cuidados básicos para enfrentar o calor. O Centro de Operações da prefeitura (COR) recomenda que a população beba água, evite exercícios ao ar livre entre 10h e 16h, utilize soro para os olhos e nariz, aplique protetor solar e mantenha os ambientes arejados.
A prefeitura também alerta para a importância de não queimar lixo e mato, uma prática que pode agravar a qualidade do ar em dias de calor intenso. A população é incentivada a seguir essas recomendações para minimizar os riscos à saúde durante a onda de calor.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.