21 de fev 2025
Brasil enfrenta quarta onda de calor; previsão de chuvas isoladas em diversas regiões
O Brasil enfrenta sua quarta onda de calor, com temperaturas acima da média. O Rio Grande do Sul deve registrar até 40°C a partir de sábado (22). Chuvas isoladas são esperadas em várias regiões, mas calor persistirá. Mudanças climáticas intensificam a frequência de ondas de calor no país. O calor extremo impacta abastecimento de água, agricultura e saúde pública.
Pôr do Sol em Porto Seguro (BA) (Foto: Pixabay/Pixabay)
Ouvir a notícia:
Brasil enfrenta quarta onda de calor; previsão de chuvas isoladas em diversas regiões
Ouvir a notícia
Brasil enfrenta quarta onda de calor; previsão de chuvas isoladas em diversas regiões - Brasil enfrenta quarta onda de calor; previsão de chuvas isoladas em diversas regiões
A previsão do tempo para hoje, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), indica menos chuva em comparação aos dias anteriores. No Sul, o Rio Grande do Sul terá tempo firme, enquanto Santa Catarina e Paraná podem enfrentar chuvas isoladas, especialmente nas regiões sudeste. As temperaturas variam, com Porto Alegre alcançando até 31°C e Curitiba registrando 27°C. No Norte, chuvas são esperadas no Amapá e Pará, com Boa Vista atingindo a máxima de 33°C.
A partir de amanhã, o Rio Grande do Sul enfrentará uma nova onda de calor, com temperaturas podendo ultrapassar 40°C em algumas áreas. Essa será a quarta onda de calor do ano, e a terceira no Sul, conforme a Climatempo. O fenômeno é resultado do enfraquecimento da terceira onda de calor na região central do Brasil, que já impactou estados como São Paulo e Minas Gerais, onde as temperaturas devem ser mais amenas.
As chuvas volumosas continuarão a ocorrer na região Norte e partes do Nordeste, devido à Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que traz umidade para a região. Em São Paulo, são esperadas chuvas isoladas típicas do verão, enquanto o Espírito Santo e o Rio de Janeiro podem enfrentar temporais. No Sul, o sábado terá chuvas no Paraná e Santa Catarina, com previsão de mais precipitações no domingo.
O Brasil enfrenta uma onda de calor que pode estabelecer novos recordes de temperatura, especialmente no Centro-Oeste, Sudeste e Sul. O bloqueio atmosférico impede a entrada de frentes frias, mantendo o ar quente. Meteorologistas alertam que, apesar de a atual onda ser menos intensa que a anterior, ainda há risco de recordes, especialmente em cidades do Rio Grande do Sul, onde as máximas podem ultrapassar 35°C.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.