05 de mar 2025
Calor intenso persiste no Rio; previsão aponta chuva fraca e máxima de 35 graus nesta quinta-feira
Março começou com temperaturas extremas, atingindo 38,9ºC no Rio. Fevereiro foi o mês mais quente da história, com média de 38,4ºC. Apenas cinco dias de chuva em fevereiro, totalizando 0,6 mm. Mudanças no tempo são esperadas a partir de quinta feira (06), com chuvas. Frente fria na próxima semana pode intensificar as precipitações na cidade.
Nascer do sol em Ipanema (Foto: Giampaolo Morgado Braga)
Ouvir a notícia:
Calor intenso persiste no Rio; previsão aponta chuva fraca e máxima de 35 graus nesta quinta-feira
Ouvir a notícia
Calor intenso persiste no Rio; previsão aponta chuva fraca e máxima de 35 graus nesta quinta-feira - Calor intenso persiste no Rio; previsão aponta chuva fraca e máxima de 35 graus nesta quinta-feira
Março começou no Rio de Janeiro com altas temperaturas e sem previsão de chuvas. O Sistema Alerta Rio registrou a máxima de 38,9ºC em Irajá no dia 1º. O calor intenso é resultado de um sistema de alta pressão que atuou em fevereiro, mês que se destacou como o mais quente e seco da série histórica, com a temperatura recorde de 44ºC em Guaratiba no dia 17.
A média das temperaturas máximas em fevereiro foi de 38,4ºC, superando a média histórica de 34,6ºC entre 2015 e 2024. Durante o mês, a cidade teve apenas cinco dias com chuvas fracas, totalizando uma média de 0,6 mm, muito abaixo da média histórica de 123,3 mm. A meteorologista Mayara Villela, do Alerta Rio, indicou que março pode ter temperaturas acima da média histórica de 33,8ºC devido à menor nebulosidade.
Nos próximos dias, uma mudança nas condições meteorológicas é esperada. O Alerta Rio prevê aumento da nebulosidade e possibilidade de chuvas fracas a moderadas a partir da sexta-feira (6). O Centro de Operações e Resiliência da Prefeitura do Rio recomenda que a população acompanhe as atualizações sobre o clima. Para o final de semana, as temperaturas devem se manter estáveis, com máximas de 35ºC e sem previsão de chuvas significativas.
A partir de segunda-feira (10), uma frente fria oceânica pode trazer novas instabilidades, aumentando a chance de chuvas isoladas. O clima deve variar entre nublado e parcialmente nublado, com temperaturas podendo se elevar novamente no domingo (9). A população é orientada a se manter informada sobre as condições climáticas nos canais oficiais da Prefeitura.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.