15 de mar 2025
Alerta de chuvas intensas em 23 estados; Sudeste enfrenta pancadas isoladas neste fim de semana
O Inmet emitiu alerta para chuvas intensas em 23 estados brasileiros. Previsão de até 100 mm/dia e ventos de até 100 km/h até sábado. Fenômeno da Zona de Convergência Intertropical causa precipitações expressivas. Recomendações incluem evitar áreas de risco e desligar aparelhos elétricos. Sudeste e Centro Oeste têm chance de granizo e rajadas de vento isoladas.
De guarda-chuva, ciclista circula pela orla da Zona Sul do Rio (Foto: Gabriel de Paiva / Agência O Globo)
Ouvir a notícia:
Alerta de chuvas intensas em 23 estados; Sudeste enfrenta pancadas isoladas neste fim de semana
Ouvir a notícia
Alerta de chuvas intensas em 23 estados; Sudeste enfrenta pancadas isoladas neste fim de semana - Alerta de chuvas intensas em 23 estados; Sudeste enfrenta pancadas isoladas neste fim de semana
Para o final de semana, 23 estados brasileiros estão sob alerta de chuvas intensas, conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Os avisos na escala laranja, que indicam "perigo", preveem chuvas entre 50 e 100 mm/dia e ventos de até 100 km/h nas regiões Norte e Nordeste, válidos até as 10h de sábado. O estado do Acre, que já declarou emergência, e áreas do Oeste do Amazonas, Pará, Amapá, Piauí, além do litoral do Rio Grande do Norte e do Ceará, estão entre as localidades mais afetadas.
Essas condições climáticas são influenciadas pela Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que traz grandes volumes de precipitação. A metereologista Andrea Ramos explica que as "águas de março" ocorrem quando os ventos alísios dos hemisférios se encontram sobre o oceano, criando uma faixa de instabilidade. O Inmet recomenda que a população evite sair durante o mau tempo, observe as encostas e desligue aparelhos elétricos.
As regiões Sudeste e Centro-Oeste devem manter a mesma configuração dos últimos dias, com possibilidade de chuvas e até granizo nas capitais Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte. O alerta de "perigo potencial" para essas áreas indica chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, além de ventos de 40 a 60 km/h. O calor e a umidade elevados favorecem pancadas de chuva isoladas, especialmente no Sul do Rio de Janeiro e no litoral de São Paulo.
No Sul do Brasil, uma massa de ar frio, originada por um ciclone no Atlântico Sul, provoca queda nas temperaturas, mas sem grandes volumes de chuva. A previsão é de céu com poucas nuvens, exceto no Paraná, onde há expectativa de chuvas fracas, principalmente nas porções Norte e Leste, e no Nordeste de Santa Catarina.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.