18 de mar 2025
Frente fria provoca alertas de alagamentos e chuvas intensas em várias regiões do Brasil
O Inmet prevê chuvas intensas no Norte, com acumulados acima de 60mm. Alerta laranja para 59 municípios do Paraná e Santa Catarina devido a riscos. Sudeste terá chuvas isoladas, especialmente em São Paulo e Minas Gerais. Temperaturas variam de 16°C a 34°C em capitais, com sensação de abafamento. Recomendações incluem evitar áreas de risco e desligar aparelhos elétricos.
Pedestre com guarda-chuva na Bela Vista, na região central de São Paulo: a cidade teve novo temporal. (Foto: Maria Isabel Oliveira)
Ouvir a notícia:
Frente fria provoca alertas de alagamentos e chuvas intensas em várias regiões do Brasil
Ouvir a notícia
Frente fria provoca alertas de alagamentos e chuvas intensas em várias regiões do Brasil - Frente fria provoca alertas de alagamentos e chuvas intensas em várias regiões do Brasil
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê acumulados de chuvas para a região Sul do Brasil nesta terça-feira, com pancadas isoladas em três das quatro capitais do Sudeste, além de ocorrências no Norte e Nordeste. Um alerta na escala laranja, que indica "perigo", foi emitido para 59 municípios do Paraná e Santa Catarina, com previsão de chuvas entre 30 a 60 mm/h ou 50 a 100 mm/dia, aumentando o risco de alagamentos e deslizamentos. Outro aviso de "chuvas intensas" e ventos de até 100 km/h abrange estados como Ceará, Paraíba e Maranhão, válido até a manhã de quarta-feira.
Na região Norte, os maiores acumulados de chuva estão previstos para o centro-leste do Pará até o oeste do Amazonas, podendo ultrapassar 60 mm. Em Boa Vista (RR), a temperatura máxima deve chegar a 34°C, enquanto Manaus (AM) terá 31°C. No Sul, o tempo se mantém estável, com Curitiba (PR) registrando máxima de 27°C e mínima de 16°C. Em Florianópolis (SC), a máxima será de 31°C e a mínima de 20°C.
No Sudeste, chuvas isoladas podem afetar São Paulo e o sul de Minas Gerais e do Rio de Janeiro. O Rio de Janeiro deve ter máxima de 31°C e mínima de 23°C, enquanto São Paulo terá máxima de 27°C e mínima de 18°C. Em Belo Horizonte (MG), a previsão é de máxima de 28°C e mínima de 19°C. O Inmet recomenda que a população evite enfrentar o mau tempo e tome precauções, como desligar aparelhos elétricos.
As condições climáticas variam em outras capitais. Em Brasília, a máxima será de 31°C, enquanto em Salvador, a previsão é de máxima de 31°C e mínima de 23°C. As chuvas devem se concentrar no fim da tarde e persistir até quarta-feira, com a meteorologista Andrea Ramos alertando para a sensação de abafado, mesmo com as chuvas.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.