08 de abr 2025
Kanlaon entra em erupção e lança coluna de cinzas de 4 mil metros nas Filipinas
Kanlaon entra em erupção novamente, lançando cinzas a 4.000 metros e forçando evacuação em áreas próximas. Comunidades em alerta.
Vulcão Monte Kanlaon entra em erupção nas Filipinas. (Foto: Philippine Institute of Volcanology and Seismology/Divulgação)
Ouvir a notícia:
Kanlaon entra em erupção e lança coluna de cinzas de 4 mil metros nas Filipinas
Ouvir a notícia
Kanlaon entra em erupção e lança coluna de cinzas de 4 mil metros nas Filipinas - Kanlaon entra em erupção e lança coluna de cinzas de 4 mil metros nas Filipinas
O vulcão Kanlaon, localizado na ilha de Negros, nas Filipinas, entrou em erupção na madrugada de hoje, lançando uma coluna de cinzas que atingiu quatro mil metros de altura. O evento, que começou às 5h51, durou 56 minutos e provocou a evacuação de comunidades nas proximidades. A erupção gerou uma densa nuvem de fumaça que se deslocou para o oeste e sudoeste, causando a queima de vegetação e uma "chuva de cinzas" em várias cidades.
O Instituto Filipino de Vulcanologia e Sismologia (DOST-PHIVOLCS) informou que o vulcão permanece em nível de alerta 3, indicando que novas erupções podem ocorrer. As autoridades recomendam que as comunidades em um raio de seis quilômetros do cume deixem a área. Além disso, foi emitido um alerta para a aviação civil, desaconselhando voos próximos ao vulcão.
Na última erupção, em dezembro, milhares de pessoas foram forçadas a evacuar suas casas, e muitas ainda estão em abrigos de emergência. A atual erupção levantou preocupações sobre a saúde dos moradores devido à exposição às cinzas. Até o momento, não há relatos de feridos ou danos significativos.
As Filipinas, situadas no "Anel de Fogo" do Pacífico, enfrentam frequentemente desastres naturais, incluindo terremotos e erupções vulcânicas. O Kanlaon é um dos 24 vulcões ativos do país e é monitorado continuamente pelas autoridades para garantir a segurança das comunidades locais.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.