10 de abr 2025
Ciclone se aproxima do Sudeste e traz alerta de chuvas intensas e ventos fortes
Ciclone se intensifica e provoca chuvas fortes na Região Sudeste; Inmet alerta para riscos de alagamentos e deslizamentos em diversas áreas.
Ciclone pode levar a chuvas em forma de trovoadas e rajadas de vento no Rio, em São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo (Foto: Divulgação / Dan Delmiro)
Ouvir a notícia:
Ciclone se aproxima do Sudeste e traz alerta de chuvas intensas e ventos fortes
Ouvir a notícia
Ciclone se aproxima do Sudeste e traz alerta de chuvas intensas e ventos fortes - Ciclone se aproxima do Sudeste e traz alerta de chuvas intensas e ventos fortes
Um ciclone se formou próximo ao litoral do Sudeste e deve intensificar as chuvas na região a partir da manhã desta quinta-feira. A metereologista Andrea Ramos alerta que as precipitações podem vir acompanhadas de trovoadas e rajadas de vento. O Instituto Brasileiro de Meteorologia (Inmet) emitiu oito avisos de perigo para diversas áreas do país, com destaque para o extremo Sul da Bahia, onde os acumulados de chuva são significativos.
Os avisos amarelos indicam chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, além de ventos de 40 a 60 km/h, afetando quase todo o Brasil, exceto o Semiárido, partes do Sul e do Centro-Oeste. No entanto, o litoral catarinense e regiões do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo também estão sob alerta. Em Minas Gerais, há risco de queda de granizo.
Um alerta laranja, que indica "perigo", prevê chuvas entre 30 a 60 mm/h ou 50 a 100 mm/dia, abrangendo do litoral do Rio Grande do Sul até Florianópolis, em Santa Catarina. O Inmet destaca o risco de alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios nas áreas afetadas. As chuvas no Sul devem se concentrar entre Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, com rajadas de vento.
O Norte do Brasil permanece sob a influência da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que traz umidade constante. O Inmet recomenda que a população evite sair durante o mau tempo, fique atenta a alterações nas encostas e, se possível, desligue aparelhos elétricos. O órgão também disponibiliza orientações para os moradores das áreas mais vulneráveis às chuvas.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.