11 de abr 2025
China emite alerta laranja por ventos extremos de até 150 km/h no norte do país
Governo da China emite alerta laranja inédito em uma década por ventos de até 150 km/h, com medidas de segurança em Pequim e região.
O rio Amarelo, na cidade de Lanzhou, na China. (Foto: Alberto Sánchez/Getty Images)
Ouvir a notícia:
China emite alerta laranja por ventos extremos de até 150 km/h no norte do país
Ouvir a notícia
China emite alerta laranja por ventos extremos de até 150 km/h no norte do país - China emite alerta laranja por ventos extremos de até 150 km/h no norte do país
O governo da China emitiu nesta sexta-feira, 11, um alerta laranja pela primeira vez em uma década, devido a ventos extremos que podem atingir 150 km/h no norte do país. As cidades de Pequim, Tianjin e a região de Hebei se preparam para enfrentar essas condições severas, causadas por um vórtice frio vindo da Mongólia.
As rajadas de vento devem alcançar níveis entre 11 e 13 na escala da Administração Meteorológica da China, que vai até 17. Milhões de pessoas foram aconselhadas a permanecer em casa durante o fim de semana, com alertas de que indivíduos com menos de 50 kg podem ser "facilmente levados pelo vento". O Serviço Meteorológico de Pequim descreveu a situação como extrema e desastrosa.
Como parte das medidas preventivas, aulas foram suspensas e eventos ao ar livre cancelados. Em Pequim, parques e pontos turísticos foram fechados, e serviços ferroviários e obras foram temporariamente interrompidos. Além disso, árvores estão sendo podadas para evitar acidentes.
As autoridades também alertam para uma queda brusca de temperatura, que pode chegar a 13 °C em apenas 24 horas a partir de sábado. A população deve se preparar para essas mudanças climáticas severas nos próximos dias.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.