11 de abr 2025
Terremotos em série no Chile indicam atividade no vulcão Laguna del Maule
Chile registra 160 tremores em Laguna del Maule; Sernageomin mantém alerta verde e descarta risco de erupção. Detalhes sobre a atividade sísmica.
O campo vulcânico de Laguna del Maule, na cordilheira dos Andes, no Chile. (Foto: Claudio Arriagada/Getty Images)
Ouvir a notícia:
Terremotos em série no Chile indicam atividade no vulcão Laguna del Maule
Ouvir a notícia
Terremotos em série no Chile indicam atividade no vulcão Laguna del Maule - Terremotos em série no Chile indicam atividade no vulcão Laguna del Maule
Uma sequência de 160 terremotos foi registrada no campo vulcânico de Laguna del Maule, no Chile, nesta quinta-feira, 10. O Serviço Nacional de Geologia e Mineração do Chile (Sernageomin) informou que os tremores foram de baixa magnitude, mantendo o alerta verde, sem risco de erupção.
O Centro Sismológico Nacional (CSN) reportou um tremor de magnitude 4.0 na cidade de Ollagüe, localizado a 42 quilômetros a leste da cidade, com profundidade de 215 quilômetros. A Agência Nacional de Emergência do Chile (Senapred) está monitorando a situação em colaboração com autoridades regionais.
O geólogo Ayaz Alam, da Universidade de Santiago, afirmou que os tremores indicam movimentação interna de magma. “Estes são sinais de que o vulcão está ativo, tem magma, o que está dentro está se movendo e isso pode levar a um evento de tamanho moderado no futuro”, destacou.
Apesar da quantidade de abalos sísmicos, não há risco imediato de erupção, segundo as autoridades. O Sernageomin continua a acompanhar a atividade sísmica na região, que é conhecida por sua vulnerabilidade a terremotos devido à sua localização na cordilheira dos Andes.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.