17 de abr 2025
Tremor de magnitude 3,4 é registrado em Itajobi, interior de São Paulo
Terremoto de magnitude 3,4 é registrado em Itajobi, SP, e é sentido em quatro municípios; fenômeno é comum na região.
Região onde o tremor foi sentido (Foto: Divulgação/Rede Sismográfica Brasileira)
Ouvir a notícia:
Tremor de magnitude 3,4 é registrado em Itajobi, interior de São Paulo
Ouvir a notícia
Tremor de magnitude 3,4 é registrado em Itajobi, interior de São Paulo - Tremor de magnitude 3,4 é registrado em Itajobi, interior de São Paulo
Terremoto de magnitude 3,4 atinge São Paulo e é sentido em quatro cidades
Um terremoto de magnitude 3,4 na escala Richter foi registrado na madrugada desta quarta-feira (16) próximo a Itajobi, no interior de São Paulo. A informação foi confirmada pela Rede Sismográfica Brasileira (RSBR) e analisada pelo Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UnB).
O tremor, que ocorreu às 4h14, foi percebido por moradores de Itajobi, Catanduva, Pindorama e Marapoama. De acordo com o Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP), a plataforma “Sentiu aí?” registrou relatos dos municípios afetados.
Sismo foi de baixa magnitude e não deve causar danos
Apesar do susto, o sismo foi classificado como de baixa magnitude. Especialistas da RSBR explicam que o fenômeno teve origem natural, resultado da liberação de esforços na crosta terrestre. Esse processo é comum no Brasil, que apresenta menor atividade sísmica em comparação a outras regiões do mundo.
Segundo os especialistas, tremores dessa intensidade geralmente não provocam danos estruturais. No entanto, podem ser sentidos por pessoas próximas ao epicentro, especialmente em horários de silêncio, como durante a madrugada. A região do tremor fica a cerca de 400 quilômetros da capital paulista.
Perguntas Relacionadas
Comentários
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.